A Confiabilidade abrange cada etapa do ciclo de vida do ativo, por esse motivo, deve ser considerada uma atividade colaborativa que engloba a organização como um todo, exigindo o comprometimento dos profissionais de Manutenção bem como dos demais setores e, principalmente, o suporte da alta administração.
A confiabilidade pode se dividir em:
CONFIABILIDADE INTRÍNSECA é a parcela determinada pelo projeto, fabricação e instalação do equipamento. Nessa etapa precisamos estar atentos a redução da complexidade; redundância para assegurar a tolerância a falha; eliminação dos fatores de tensão; teste de qualificação e revisão de projeto; análise de falhas.
CONFIABILIDADE OPERACIONAL é a parcela relativa ao uso e condições de trabalho envolvendo a Operação e a Manutenção. Nestas etapas é necessário o controle de materiais, métodos e alterações; controle de métodos de trabalho e especificações; instruções adequadas de uso e manutenção; análise de falhas em serviço; estratégias de reposição e de apoio logístico.
É muito importante que todos os membros da equipe de manutenção “falem a mesma língua” quando se trata de Confiabilidade, ou seja, determinar o real significado, ter clareza dos termos utilizados nesse processo e chegar a um acordo sobre as respostas para algumas perguntas, tais como:
– O que é confiabilidade para a nossa empresa?
– Estamos preparados para atender os requisitos de manutenção a fim de garantir a Confiabilidade?
– O que é normal ou anormal na função de um equipamento ou instalação?
– Quais recursos são necessários para que seja possível agir efetivamente nas causas das falhas e contribuir com a eficiência global da empresa?
– Qual é nossa sistemática de análise de falha? E como validá-la?
– Vamos aplicar a análise de falha em todos os equipamentos? Porquê?
– Como identificar um modo de falha e o dano causado?
– Qual o resultado ou consequência da falha (efeito da falha)?
– Quantas vezes essa mesma falha já aconteceu (ocorrência de falha)?
– Qual é a gravidade da falha quando ela ocorre (severidade de falha)?
– A falha pode ser encontrada antes dela ocorrer (detecção de falha)?
– É possível calcular o risco associado ao modo de falha?
Portanto, Gestores e Equipe de Manutenção precisam perceber que a falha altera a confiança, logo, a Confiabilidade significa não falhar. Igualmente, precisam compreender de que maneira a manutenção está impactando à Confiabilidade dos equipamentos e instalações de sua empresa, a fim de definir uma estratégia robusta de manutenção que contribua para a melhoria da cultura de Confiabilidade.
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Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias