Tanto no ambiente organizacional como no processo de manutenção torna-se imprescindível analisar metódica e sistematicamente o tempo de processamento de produtos e serviços (lead time), a fim de eliminar todas as ineficiências e desperdícios.
Nesse contexto, a cultura, o pensamento, o planejamento e as ferramentas Lean aplicadas ao processo de manutenção são fundamentais.
Aqui destacamos as bases do Lean: filosofia de longo prazo; o processo certo produz os resultados certos; valorização da organização por meio do desenvolvimento de seus funcionários e parceiros; a solução contínua de problemas na origem estimula a aprendizagem organizacional.
Na manutenção, a prática do pensamento Lean visa eliminar desperdícios de tempo, esforço e material, melhorando a competitividade, produtividade, segurança, qualidade e lucratividade. Por consequência, melhora o desempenho do time de manutenção e garante a satisfação de clientes internos e externos.
Para que isso seja possível, é essencial respeito pelas pessoas e foco na melhoria contínua dos processos de manutenção a fim de entregar exatamente o que o cliente necessita antes dele solicitar.
Vale ressaltar, respeito pelas pessoas não está relacionado somente as regras de convivência, ou seja, padrões de conduta e etiqueta estabelecidos no bem interagir entre as pessoas profissionalmente (bom dia, boa tarde ou com licença).
O respeito pelas pessoas também está intimamente ligado: ao apoio e confiança entre gestores, lideranças e equipe; a dar autonomia na tomada de decisões fundamentadas; na promoção do desenvolvimento e capacitação das pessoas; na disponibilização dos recursos necessários para que os profissionais de manutenção executem suas funções, cumpram suas responsabilidades, façam entregas de alto valor agregado e pratiquem melhorias.
Portanto, o time de manutenção contribui para a eficiência produtiva através da entrega de serviços de alto valor agregado, usando seus recursos de forma eficiente com custos e riscos minimizados bem como eliminação completa dos desperdícios.
Portanto, o time de manutenção contribui para a eficiência produtiva ao agregar valor para satisfação dos clientes e eliminar os desperdícios diretamente no lead time. através da entrega de serviços de alto valor agregado, usando os recursos de forma eficiente com custos e riscos minimizados._ _ _
Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias
Conheça o Curso Online de Manutenção Lean