Para propor as melhorias no processo de manutenção precisamos estabelecer o controle necessário para aconpanhamento gerencial e operacional da Manutenção.
O CONTROLE GERENCIAL refere-se ao desempenho da Manutenção em relação aos resultados traçados. E, o CONTROLE OPERACIONAL diz respeito ao atendimento das atividades, ou seja, verificar se as atividades realizadas estão de acordo com as atividades planejadas.
Assim, o controle da manutenção abrange as seguintes ações:
– Manter atualizado o Mapa de 52 semanas;
– Gerenciar o Orçamento da Manutenção e Indicadores de Manutenção;
– Gerenciar a apropriação dos serviços executados;
– Gerar o Relatório de Manutenção dos Grandes Serviços e Paradas de Manutenção;
– Observar as facilidades, fornecimento de materiais, equipamentos de apoio, liberação e permissão;
– Colher informações relativas aos serviços para melhorar o planejamento e programação.
Além disso, é fundamental confrontar o desempenho efetivo x padrão estabelecido, evidenciar e justificar os desvios; apresentar os cálculos de eficiência prevista, utilização e produtividade na manutenção; instituir sistemas de documentação técnica (padrões); conferir o correto preenchimento e os registros de toda a documentação envolvida na intervenção; estabelecer métodos para a geração dos relatórios gerenciais de controle dos resultados.
Portanto, o controle é indispensável para a melhoria do ciclo de manutenção a fim de manter a organização no caminho correto, assegurando que os processos e serviços agreguem valor para os clientes.
Lembre-se, as atividades de alocação de recursos, tempo e execução das intervenções de manutenção que foram planejadas e programadas devem ser controladas. A finalidade é evitar desperdícios e gerar resultados para o aumento do ciclo de vida dos equipamentos.
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Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias
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