Estratégia é um plano antecipado de como fazer para alcançar o objetivo, inclui definir as metas e os passos chave a fim de ser competitivo e bem-sucedido.
A estratégia de manutenção contribui para que as principais políticas, objetivos e metas estejam conectadas bem como ajuda a guiar o raciocínio, a tomada de decisão e as ações a serem implementadas, visando garantir uma vantagem competitiva.
Além disso, as estratégias e aprimoramento de suas respectivas técnicas estão fortemente interligadas ao gerenciamento efetivo e aumento do ciclo de vida dos ativos.
Sabendo disso, por que é essencial Gestores e Equipe de Manutenção determinar a estratégia de manutenção?
Simplesmente… Porque os serviços executados e entregues pela Equipe de Manutenção impactam diretamente na disponibilidade e performance dos equipamentos; na qualidade de produtos e serviços; na segurança, produtividade, sustentabilidade e competitividade do negócio; na garantia da previsibilidade da rotina; na agregação de valor para as partes interessadas.
Por esse motivo, a definição da estratégia de manutenção abrange a construção colaborativa e a compreensão da importância do propósito da manutenção estar alinhado a estratégia do negócio.
Portanto, Gestores e Equipe de manutenção precisam saber qual o desempenho e o retorno financeiro que a empresa exige do setor de manutenção, devem ser capazes de “ver” o que se pretende alcançar.
Desse modo, a estratégia de manutenção necessita de um direcionamento do que se deve fazer para chegar aonde se definiu chegar e, de como otimizar os recursos para fazer o que deve ser feito da maneira certa e no momento certo. Pois, isso é fundamental para manter uma equipe engajada e mobilizada.
– – –
Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias
Conheça o Curso Gestores em Manutenção de Excelência
Encontros online e ao vivo