Acreditamos que a Ordem de Serviço é o principal documento da manutenção, fonte para a formação dos históricos das intervenções nos equipamentos e fonte de informações confiáveis para a tomada de decisão.
Igualmente, a ordem de serviço auxilia na priorização das atividades da manutenção, no controle da execução dos serviços e serve de base para a definição de boa parte dos indicadores de performance da manutenção, se bem elaborada e gerenciada.
Entretanto, percebemos que muitos profissionais dentro das organizações subestimam o grande valor contido nas ordens de serviço, e esse comportamento é tanto de quem realiza a solicitação quanto do próprio pessoal da manutenção.
Sendo assim, algumas pessoas enxergam a ordem de serviço como “burocracia” e um processo desnecessário, criando uma resistência para a solicitação e encerramento. Por esse motivo, os registros muitas vezes são pouco confiáveis e úteis.
Para mudar esse cenário, o caminho é o engajamento das lideranças e o comprometimento da equipe de manutenção.
Portanto, precisamos fortalecer a ordem de serviço, pois é imprescindível para otimizar o fluxo de informação ao longo do processo de manutenção.
Assim, é indispensável criar uma sistemática efetiva para a ordem de serviço: desde a abertura com a correta identificação da necessidade do solicitante; passando pelo preenchimento de todas as informações relevantes pelos técnicos de manutenção; até seu lançamento no software de gerenciamento, cabe ressaltar que, em alguns casos, essa etapa é realizada em tempo real por meio de soluções de mobilidade.
Isso, contribui e muito com o desenvolvimento de um sistema de gestão da manutenção eficaz.
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Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias
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