Cursos inCompany
Conheça nossos cursos inCompany e leve o conhecimento da Gênesis para sua empresa.
Apresentar a aplicação da filosofia Lean na Manutenção a fim de construir soluções eficazes para a maximização da produtividade e a melhoria da qualidade através da eliminação dos desperdícios no processo de manutenção e, consequentemente, agregar valor aos clientes.
A importância de agregar valor aos clientes e eliminar desperdícios do dia-a-dia na Manutenção.
Gerenciamento do ciclo de vida do ativo; Equilíbrio entre desempenho, custo e risco a fim do ativo gerar valor para o negócio.
Estágio de Corretiva de Emergência, Preventiva Sistemática, Proativa e Excelência.
Portfólio de Ativos; Formas de Organização; Estrutura Organizacional; Oficina de Manutenção; Arquivo Técnico; Ferramental; Peças sobressalentes; Sistemática de Ordem de Serviço; Modo de Falha; Indicadores de Performance; Custo de Manutenção.
Classificação de Criticidade dos Ativos; Sistemática da Manutenção Planejada: manutenção baseada no tempo e manutenção baseada em condição; PCM – Planejamento e Controle da Manutenção.
Sistemática de Análise de Falha e Kaizen na Manutenção (Grupo de Melhorias).
Análise das atividades que agregam valor, atividades inevitáveis e desperdícios.
Trabalho improdutivo, Movimentações desnecessárias, Má utilização dos equipamentos, Tempo de espera, Repetição de trabalho, Gestão de dados ineficaz, Má gestão do inventário e Mau aproveitamento potencial humano.
- Percepção da Manutenção: Impulsionadores e Bloqueadores
- Comportamento da Manutenção: Reativo e Lean
- Liderança e Equipe de Manutenção
- Confiabilidade: Diagrama de Ishikawa e Ações
- Ferramentas Lean aplicadas a Manutenção
- Avaliação de 5S aplicado nas Oficina, Arquivos Técnicos e Ferramental
- Kaizen e Relatório A3: Desperdícios na Manutenção
Compreender as principais práticas e técnicas de gestão de ativos a fim de desenvolver uma abordagem lógica para a elaboração de uma estratégia de gestão da manutenção.
- Evolução do Sistema Produtivo
- Mercado Globalizado
- Tecnologias Inovadoras de Gestão
- Gestão de Ativos
- Equilíbrio entre desempenho, custo e risco a fim do ativo gerar valor para o negócio
- PAS55 e ABNT ISO 55.00X
- Fundamentos da Gestão de Ativos: Valor, Alinhamento, Liderança e Garantia
- Empresas Certificadas na ISO 55.001
- Manutenção como fonte de resultado
- Evolução da Manutenção: Estágio de Corretiva de Emergência, Preventiva Sistemática, Proativa e Excelência
- Propósito da Manutenção
- Pensar e Agir Lean
- Perspectivas da Manutenção: Diretrizes (estratégia), Mantenabilidade (agilidade na intervenção), Confiabilidade (não falhar), Proatividade (melhoria contínua) e Excelência (sustentabilidade)
- Contexto Organizacional: Planejamento Estratégico da Manutenção; Portfólio de Ativos; Mapeamento das necessidades e expectativas das as partes Interessadas;
- Liderança: Desafio da Liderança – Gestão da Rotina e Melhoria; Características da Equipe Eficaz; Estrutura Organizacional; Papéis Organizacionais e Responsabilidades
- Planejamento: Processo da Manutenção; Estudo do Tempo da Manutenção; Diretrizes da Manutenção; OKR – Objetivo e Resultados Chave; Estratégia da Manutenção; Classificação de Criticidade dos Ativos; Formas de Organização; Sistema de Gerenciamento da Informação; Estrutura de Tag e Equipamento; Sistemática de Ordem de Serviço, Modo de Falha; Indicadores de Performance e Custo de Manutenção
- Apoio: Oficina de Manutenção; Arquivo Técnico; Ferramental; Peças sobressalentes
- Operação: Processo de Manutenção; Planejamento; Manutenção Planejada: manutenção baseada no tempo e manutenção baseada em condição; Mapa de 52 semanas; Programação; Carteira de Serviço; Prioridade do atendimento; Execução; Rota de Inspeção; Manutenção Preditiva; 8 desperdícios da Manutenção
- Avaliação de Desempenho: Controle; Sistemática de Reuniões; Ciclo PDCA; BSC na Manutenção; Curva da Banheira
- Melhoria: Proatividade; Análise de Falha; Kaizen; Satisfação dos Clientes; Auditoria
- Percepção da Manutenção: Impulsionadores e Bloqueadores
- Comportamento da Manutenção: Reativo e Lean
- Liderança e Equipe de Manutenção
- Confiabilidade: Diagrama de Ishikawa e Ações
- Ferramentas Lean aplicadas a Manutenção
- Avaliação de 5S aplicado nas Oficina, Arquivos Técnicos e Ferramental
- Kaizen e Relatório A3: Desperdícios na Manutenção
16 horas
Equipes de manutenção de alta performance
Destacar a relevância da formação e qualificação integral de uma Equipe de manutenção capaz de compreender o real significado de autonomia e responsabilidade, aspectos essenciais para alcançar objetivos e metas comuns em um contexto de alta performance e competitividade das organizações.
- Manutenção de Excelência: Realidade ou Utopia?
- Elementos agregadores para alcançar resultados: estratégia, processos e pessoas
Protagonistas: Membros da Equipe, Líder Gestor, Parceiros e Influenciadores
Equipe de Manutenção de alta performance:
- O que é?
- Quais suas característica
Garantir o desempenho dos ativos com custo adequado e reduzindo riscos:
- Propósito da Manutenção;
- Objetivos da Manutenção;
- Indicadores de Performance da Manutenção;
- Comprometimento: fatores importantes;
- Objetivos claros e metas reais.
Desenvolver seu próprio sistema de gestão da manutenção (diretrizes, mantenabilidade, confiabilidade, proatividade e excelência):
- Evolução do Mindset da Equipe de Manutenção;
- Pensar e Agir Lean;
Onde atuar; - Diretrizes da Manutenção;
- Master Plan da Manutenção;
- Distribuição de trabalho da manutenção.
Identificar e solucionar um problema no momento em que ele ocorre:
- Interdependência de responsabilidade e autonomia;
- Processo de Manutenção;
- Estrutura organizacional;
- Responsabilidades e Entregas do Gestor; do Líder de Manutenção; do PCM e da Engenharia de Manutenção; dos Técnicos.
- Desenvolvimento das pessoas: saber, saber fazer, querer fazer;
Estabelecer critérios para medir a qualidade dos serviços prestados:
- Mais confiança e menos controle;
- Conceitos importantes de controle;
- Reuniões sistemáticas;
- Avaliação da equipe de manutenção;
- Relação de confiança;
Apoiar as pessoas a executar serviços com qualidade, segurança, produtividade, contribuindo no aumento do desempenho:
- Formas de organização;
- 5S aplicado nas oficinas, arquivos técnicos, ferramental e peças sobressalentes;
- Recursos;
- 8 Desperdícios da Manutenção;
Praticar a aprendizagem e a melhoria continua:
- OKR – Objetivo e Resultados;
- Voz do cliente;
- Kaizen e Análise de Falha.
- Comprometimento com o Propósito
- Mindset de crescimento para potencializar a Estratégia
- Autonomia com Responsabilidade
- Mais Confiança e menos Controle
- Infraestrutura adequada e otimizar Recursos
- Excelência para Satisfação dos Clientes
- Plano de Formação de Equipe de Manutenção de Alta Performance
16 horas
Conscientização, planejamento e implantação
Destacar a importância da aplicação da TPM – Gestão Produtiva Total para eliminação das perdas do processo produtivo, maximização da utilização dos ativos industriais, garantia de produtos de alta qualidade com custos competitivos.
Apresentar os principais conceitos, pilares, processos e stakeholder a partir da exemplificação de aplicações práticas e cases de sucesso, bem como, abordar as etapas de conscientização, planejamento e implantação.
- A evolução do processo produtivo
- Lean Manufacturing e a Gestão Produtiva Total – TPM
- TPM como filosofia de zero quebra, defeito e acidente
- Objetivos da TPM
- Pilares TPM
- Manutenção Planejada
- Manutenção Autônoma
- Educação e Treinamento
- Manutenção da Qualidade
- Melhoria Específica
- Controle Inicial
- Office TPM
- Segurança, Saúde e Meio Ambiente.
- Perspectivas da Gestão de Equipamentos: Mantenabilidade, Confiabilidade e Proatividade
- Eficiência Global dos Equipamentos – OEE e Indicadores Chaves de Desempenho KPI’s
- Evolução da Manutenção
- Manutenção Corretiva Emergencial x Manutenção Planejada
- Confiabilidade e suas etapas
- Infraestrutura Gerencial da Manutenção
- 7 Etapas de Implantação
- Avaliação e Organização
- Gestão das Atividades
- Gestão da Informação
- Gestão da Manutenção Preventiva
- Gestão da Manutenção Preditiva
- Avaliação do Sistema de Manutenção Planejada
- Manutenção Autônoma
- Profundidade; Persistência; Capacitação; Apoio e Comprometimento
- 7 Etapas de Implantação:
- Limpeza Inicial
- Eliminação das Fontes de Sujeira e Locais de Difícil Acesso
- Elaboração de Padrões Provisórios de Limpeza e Inspeção
- Inspeção Geral
- Inspeção Autônoma
- Organização e Gerenciamento do Local de Trabalho
- Autocontrole
- Ferramentas da Manutenção Autônoma: Check List e Cartões de anomalias; Lição de um ponto; Quadros de Gestão Visual e Indicação Visual
- Papel da Gerência, Supervisão, Operadores e Manutentores
- Relação entre a máquina e qualidade do produto
- Procedimento de Auditoria e sistemática de gestão visual dos resultados
- Realizar exercício prático em um equipamento a fim de aplicar algumas ferramentas da Manutenção Autônoma e Manutenção Planejada.
Destacar a atuação do PCM como um elemento de otimização e aplicação dos recursos disponíveis, sua importância na gestão dos indicadores de performance e na melhoria contínua da manutenção.
- A importância do PCM como apoio gerencial da manutenção
- Interfaces e atribuições do PCM
- Pontos chave: Pessoas, Processos e Equipamentos
- Principais rotinas da manutenção corretiva e planejada
- Criticidade e Prioridade
- Planejamento da Manutenção
- Programação dos serviços
- Coordenação da equipe na execução dos serviços
- Controle dos indicadores de performance
- Gestão visual dos resultados e relatórios gerenciais
- Business Intelligence (BI) -Inteligência de Negócio
- Engenharia de Manutenção e suas principais atividades
- Análise de Falha e Kaizen
- Análise Desempenho e Custo
- O Gestor e o PCM
- Percepção da Manutenção: Impulsionadores e Bloqueadores
- Comportamento da Manutenção: Reativo e Lean
- Liderança e Equipe de Manutenção
- Confiabilidade: Diagrama de Ishikawa e Ações
- Ferramentas Lean aplicadas a Manutenção
- Avaliação de 5S aplicado nas Oficina, Arquivos Técnicos e Ferramental
- Kaizen e Relatório A3: Desperdícios na Manutenção
Metodologia Gênesis
A
Aprendizagem contínua
G
Gestão colaborativa
I
Inovação para gerar qualidade e bem-estar
R
Resultado planejado, executado, controlado e melhorado
Benefícios inCompany
Para o profissional
- Ampliação dos conhecimentos para o desenvolvimento de suas tarefas profissionais de forma eficaz;
- Desenvolvimento da capacidade para utilizar os conhecimentos profissionais em situações novas;
- Integração entre a Teoria e Prática a partir de conteúdo de alto nível, cases de sucesso e networking;
- Abordagem dos conteúdos de forma simples, objetiva e atrativa.
Para a empresa
- Satisfação das necessidades de aprendizagem com foco nas demandas e realidade da organização;
- Cronograma flexível e um conteúdo programático customizável;
- Aumento da integração e produtividade das equipes através do aperfeiçoamento profissional alinhado ao propósito e visão da organização;
- Suporte confiável para a resolução de problemas e tomada de decisões assertivas.
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