Adequação do Ferramental e Equipamentos

Seja a primeiro a saber de tudo o que rola na Gênesis

Insira seu email e assine nossa Newsletter

A primeira reflexão que propomos é: O ferramental está adequado para os serviços executados pela manutenção?

O ferramental e os equipamentos estão entre os principais recursos necessários para realização das atividades chave da manutenção, já que influenciam diretamente na execução dos serviços.

São projetados com o objetivo de auxiliar na realização de atividades de manutenção, trazendo melhor precisão, agilidade, eficiência e eficácia, por exemplo, ferramentas de corte e retificação, equipamentos de elevação e movimentação.

Também, as equipes de manutenção utilizam ferramentas manuais e elétricas, equipamentos de diagnóstico e de segurança que podem estar armazenados em caixas e carrinhos específicos, na oficina central ou postos avançados.

Para estabelecer uma gestão estratégica em relação ao ferramental e os equipamentos utilizados pelos profissionais de manutenção, será necessário:

•Analisar a matriz tecnológica com a finalidade de obter uma melhor compreensão das características dos equipamentos e sistemas que a manutenção atende. Os principais pontos a serem observados são a estrutura física, softwares e nível de automação.

•Definir as ferramentas individuais necessárias para que os profissionais executem as intervenções corretamente. Bem como compreender a frequência de uso a fim de definir por mantê-la como individual ou coletiva.

•Definir as ferramentas coletivas disponíveis à equipe de manutenção e a sua forma de organização, em armários ou painéis de ferramentas. Cabe ressaltar que é importante estabelecer uma sistemática de controle de utilização das ferramentas coletivas para assim saber quem está de posse da ferramenta em cada momento. Esse controle pode ser por meio de Kanban com a identificação do profissional que está utilizando a ferramenta.

•Dispor os equipamentos e gabaritos em plena condição de operação, inclusive com a adoção de inspeções periódicas para evitar falhas e acidentes. Isso também serve para os dispositivos de elevação que devem estar em plena condição de uso.

•Fazer o inventário sistemático das ferramentas individuais e coletivas para verificar a condição e integridade de cada item.

Portanto, a adequação do ferramental disponibilizada aos profissionais da manutenção é vital para o cumprimento dos serviços com qualidade, segurança e agilidade.

Entenda-se por adequação do ferramental e dos equipamentos, que estejam cuidados, preparados, limpos, ajustados, apropriados, conforme para utilização e armazenados em locais seguros e apropriados, ou seja, acessíveis e confiáveis no momento exato que forem necessários para execução das intervenções.

– – –

Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

Conheça o Curso Gestores em Manutenção de Excelência – Encontros  online e ao vivo

Conteúdo Relacionado