Para que a manutenção contribua de forma significativa para o negócio é essencial estar alinhada ao planejamento estratégico organizacional.
O planejamento estratégico organizacional auxilia gestores a pensar no longo prazo, considerando as consequências de suas escolhas e decisões de hoje no futuro. Lembrando, esse planejamento envolve a análise da situação atual, identificação de oportunidades de melhoria, desenvolvimento de uma estratégia e definição de ações para alcançar metas e objetivos organizacionais.
De forma simples, as etapas para o planejamento estratégico são: aplicar a análise SWOT, a fim de definir os pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças; identificar as maiores necessidades e definir os objetivos e metas;
revisitar a missão, visão e valores da empresa; desenvolver planos de ação para cada uma das áreas, se possível anuais; estabelecer o orçamento; executar e monitorar a evolução das ações e seus resultados.
A partir disso, o gestor e a equipe de manutenção devem compreender os objetivos organizacionais e as demais informações necessárias e fazer um alinhamento consistente entre planejamento estratégico da manutenção e planejamento estratégico da empresa, respeitar sempre a missão, visão, valores, enfim todos os direcionamentos da empresa.
Em muitas empresas a manutenção não participa e nem tem acesso a essas informações do planejamento estratégico da organização, assim, fica sem norte para traçar suas estratégias e estruturar seus serviços.
Pois, não sabe se a empresa prevê um crescimento no mercado ou uma recessão, se haverá lançamento de um novo produto ou retirada de linha de outro, se terá substituição de equipamentos ou grandes reformas. O fato é que para cada um desses cenários, a manutenção deve se preparar para atuar de modo a agregar valor aos seus clientes.
Por exemplo, se a manutenção tem a informação de quanto é o volume de produção previsto para o ano, conhecendo a performance de cada equipamento, conseguirá estabelecer a disponibilidade necessária dos equipamentos para entregar esse volume de produção.
Outra informação importante é o orçamento da manutenção, com isso, é possível saber o valor disponível para garantir a disponibilidade necessária.
Portanto, este alinhamento é fundamental para fornecer serviços de alto valor agregado, sem incidência de desperdícios.
– – –
Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias
Conheça o Curso Gestores em Manutenção de Excelência
Encontros online e ao vivo