CÍRCULO DOURADO NA MANUTENÇÃO

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Para Simon Sinek criador do círculo dourado (2012), “As pessoas não compram o que você faz, elas compram por que você faz.” E, se baseada em três círculos: “Por que?”, “Como?” e “O que?”. 

Essa metodologia é simples e foi criada, inicialmente, para obter sucesso nas vendas, se concentra no propósito e nos ideais das empresas para inspirar em vez de vender. De acordo com esse autor, sempre será necessário criar e desenvolver o valor de uma nova ideia, negócio ou campanha.

Assim, o círculo dourado na manutenção auxilia gestores e equipe a entender o que é imprescindível fazer para gerar valor bem como qual seria o propósito e a essência disso.

Por isso, antes de determinar o que e como a manutenção fará algo, deve-se descobrir o seu porquê (propósito) que irá orientar tudo que será realizado depois.

É muito importante reunir um time de manutenção multidisciplinar e coeso capaz de definir um propósito claro e conciso alinhado às necessidades da organização e, principalmente, que todos acreditem.

Isso ajuda na integração, comprometimento e cumprimento de objetivos e metas setoriais e organizacionais. Desde que os profissionais de manutenção compartilhem uma visão global e participem ativamente na criação de algo que faz sentido para todos.

Para aplicar o círculo dourado no processo de manutenção, é preciso começar pelo centro e responder:

1º POR QUE? (causa): Definir a razão de existir da manutenção, o propósito.

– O que justifica a existência da Manutenção? Qual é a missão da manutenção? Qual é a razão de existir da manutenção? Por que a manutenção deve ser importante para alguém? Por que isso é importante?

Ex.: “Garantir a sustentabilidade do negócio e agregar valor as partes interessadas.”

2º COMO? (maneira): Definir a maneira que a Manutenção faz para entregar valor aos seus clientes.

– Como a manutenção se destaca na organização? O que torna a Manutenção única? Qual o diferencial da manutenção? O que diferencia a manutenção da sua empresa das outras? De que forma irei realizar isso (conhecimentos, habilidades, atitude)?

Ex.: “Gerenciar o ciclo de vida do ativo (equipamentos e instalações) a fim de equilibrar desempenho, custo e risco.”

3º O QUE? (serviço prestado): Trata-se do a Manutenção faz que fazemos, é a consequência.

– O que a manutenção faz? Quais são as atividades da manutenção?

Quais habilidades e competências serão desenvolvidas?

Ex.: “Serviços de Manutenção e Engenharia”

A esses três círculos, acrescentamos mais um, tão importante quanto os outros, “QUEM?” define os responsáveis (lideranças e equipe de manutenção) para cumprir o propósito (POR QUE?), entregar valor (COMO) executar as atividades propostas (O QUE).

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Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

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