Como o Lean contribui para a Excelência Operacional e Empresarial

Seja a primeiro a saber de tudo o que rola na Gênesis

Insira seu email e assine nossa Newsletter

O Pensamento Lean é bastante difundido na Produção, são décadas e décadas de aplicação dos princípios e ferramentas na manufatura, o que já proporcionou resultados extraordinários para as pessoas, em­presas e seus clientes.

Entretanto, a aplicação dos cinco princípios do Pensamento Lean no processo de Manutenção é inovadora.

Podemos afirmar que a Manutenção Lean é a habilidade de entre­gar serviços com o mínimo de tempo, estoque, trabalho, espaço, retrabalho, desperdícios e despesas. 

Então, o objetivo da Manutenção Lean é construir soluções e práti­cas para a gestão de uma manutenção eficaz por meio da eliminação dos desperdícios no ambiente de manutenção, além de tratar dos as­pectos fundamentais para entregar serviços de alto valor agregado aos seus clientes.

Sendo assim, é fundamental para garantir a satisfação dos clientes e alcançar o máximo desempenho da manutenção: conhecer a fundo o processo de manutenção, respeitar suas particularidades e adaptar e aplicar os princípios de modo pleno.

Portanto, não se trata de somente de utilizar as ferramentas Lean de forma isolada. Fica claro que, para atingir o patamar de excelência, é necessá­rio eliminar os desperdícios no processo de manutenção e focar no que de fato agrega valor ao cliente.

O foco é que o Time de Manutenção possa atuar no omento certo, no lugar certo e da maneira certa, utilizando sua expertise e os recursos certos, contribuindo para a excelência operacional e empresarial com a melhoria da disponibilidade, confiabilidade, mantenabilidade, segurança, qualidade, competitividade e sustentabilidade.

_ _ _

Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

Conheça o Curso Online de Manutenção Lean

Conteúdo Relacionado