O Pensamento Lean é bastante difundido na Produção, são décadas e décadas de aplicação dos princípios e ferramentas na manufatura, o que já proporcionou resultados extraordinários para as pessoas, empresas e seus clientes.
Entretanto, a aplicação dos cinco princípios do Pensamento Lean no processo de Manutenção é inovadora.
Podemos afirmar que a Manutenção Lean é a habilidade de entregar serviços com o mínimo de tempo, estoque, trabalho, espaço, retrabalho, desperdícios e despesas.
Então, o objetivo da Manutenção Lean é construir soluções e práticas para a gestão de uma manutenção eficaz por meio da eliminação dos desperdícios no ambiente de manutenção, além de tratar dos aspectos fundamentais para entregar serviços de alto valor agregado aos seus clientes.
Sendo assim, é fundamental para garantir a satisfação dos clientes e alcançar o máximo desempenho da manutenção: conhecer a fundo o processo de manutenção, respeitar suas particularidades e adaptar e aplicar os princípios de modo pleno.
Portanto, não se trata de somente de utilizar as ferramentas Lean de forma isolada. Fica claro que, para atingir o patamar de excelência, é necessário eliminar os desperdícios no processo de manutenção e focar no que de fato agrega valor ao cliente.
O foco é que o Time de Manutenção possa atuar no omento certo, no lugar certo e da maneira certa, utilizando sua expertise e os recursos certos, contribuindo para a excelência operacional e empresarial com a melhoria da disponibilidade, confiabilidade, mantenabilidade, segurança, qualidade, competitividade e sustentabilidade.
_ _ _
Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias
Conheça o Curso Online de Manutenção Lean