Através de Diagnóstico claro e preciso da Manutenção é possível avaliar de forma estruturada a condição atual da Manutenção, considerando Níveis de Maturidade:
MANUTENÇÃO DIÁRIA (a base da manutenção): Objetivo: Estruturar e organizar a manutenção a fim de garantir a efetividade no planejamento e programação dos serviços, foco em atuação baseada no tempo. Executar as intervenções com agilidade, qualidade, segurança e competência dotado de infraestrutura e recursos adequados. Gerenciar os indicadores de performance da manutenção a fim de ter o controle mínimo dos resultados e entregas da manutenção para os seus clientes.
MANUTENÇÃO CONSOLIDADA (fortalecimento da manutenção): Objetivo: Tornar o processo de manutenção mais robusto e confiável, atuando de forma padronizada com monitoramento e análise crítica dos resultados a fim de garantir a eficácia da Manutenção. Analisar as ocorrências de determinados problemas com foco em criar contramedidas para a causa raiz. Estabelecer sistemática de atuação baseada na condição dos equipamentos para agregar na confiabilidade. Desenvolver as competências técnicas e de gestão dos profissionais de manutenção.
MANUTENÇÃO PROATIVA (gerenciamento da manutenção): Objetivo: Elevar o desempenho da manutenção com o intuito de antecipar as necessidades dos clientes e eliminar os desperdícios no processo de manutenção. Aprimorar a comunicação com os clientes e partes interessadas. Conquistar a colaboração da operação para que seja um parceiro na realização do diagnóstico de falhas e na conservação dos equipamentos. Gerenciar os fornecedores de materiais e prestadores de serviços de forma efetiva, além disso, desenvolvê-los continuamente.
MANUTENÇÃO OTIMIZADA (introdução a gestão de ativos): Objetivo: Otimizar o ciclo de vida útil dos ativos e os custos associados, com uma visão de melhoria contínua para o aumento da disponibilidade e performance dos ativos e qualidade dos produtos/ serviços. Estabelecer as condições adequadas para incremento tecnológico, bem como, a utilização da manutenção centrada em confiabilidade. Participar ativamente nos processos de aquisição e projeto dos ativos propondo modificações baseadas no conhecimento técnico e histórico.
MANUTENÇÃO DE EXCELÊNCIA (função estratégica para organização): Objetivo: Alcançar a excelência no processo de Manutenção por meio da gestão global dos ativos de forma sustentável em consonância com as diretrizes organizacionais e aos padrões de classe mundial. Gerenciar com maestria a rotina e a melhoria no processo de manutenção a partir da implementação de um sistema de gestão de manutenção customizado baseado no ciclo PDCA (planejamento, execução, controle, ação de melhoria e aprendizado contínuo). Ser reconhecido como um diferencial competitivo para o negócio e ter apoio pleno da alta direção.
– – –
Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias