EFICIÊNCIA PRODUTIVA E O PROCESSO DE MANUTENÇÃO

Seja a primeiro a saber de tudo o que rola na Gênesis

Insira seu email e assine nossa Newsletter

Tanto no ambiente organizacional como no processo de manutenção torna­-se imprescindível analisar metódica e sistematicamente o tempo de processamento de produtos e serviços (lead time), a fim de eliminar to­das as ineficiências e desperdícios.

Nesse contexto, a cultura, o pensamento, o planejamento e as ferra­mentas Lean aplicadas ao processo de manutenção são fundamentais.

Aqui destacamos as bases do Lean: filosofia de longo prazo; o processo certo produz os resultados certos; valorização da organiza­ção por meio do desenvolvimento de seus funcionários e parceiros; a solução contínua de problemas na origem estimula a aprendizagem organizacional.

Na manutenção, a prática do pensamento Lean visa eliminar desperdícios de tempo, esforço e material, melhorando a competitivi­dade, produtividade, segurança, qualidade e lucratividade. Por consequência, melhora o desempenho do time de manutenção e garante a satisfação de clientes internos e externos.  

Para que isso seja possível, é essencial respeito pelas pessoas e foco na melhoria contínua dos processos de manutenção a fim de entregar exatamente o que o cliente necessita antes dele solicitar.

Vale ressaltar, respeito pelas pessoas não está relacionado somente as regras de convivência, ou seja, padrões de conduta e etiqueta estabelecidos no bem interagir entre as pessoas profissionalmente (bom dia, boa tarde ou com licença).

O respeito pelas pessoas também está intimamente ligado: ao apoio e confiança entre gestores, lideranças e equipe; a dar autonomia na tomada de decisões fundamentadas; na promoção do desenvolvimento e capacitação das pessoas; na disponibilização dos recursos necessários para que os profissionais de manutenção executem suas funções, cumpram suas responsabilidades, façam entregas de alto valor agregado e pratiquem melhorias.

Portanto, o time de manutenção contribui para a eficiência produtiva através da entrega de serviços de alto valor agregado, usando seus recursos de forma eficiente com custos e riscos minimizados bem como eliminação completa dos desperdícios.

Portanto, o time de manutenção contribui para a eficiência produtiva ao agregar valor para satisfação dos clientes e eliminar os desperdícios diretamente no lead time. através da entrega de serviços de alto valor agregado, usando os recursos de forma eficiente com custos e riscos minimizados._ _ _

Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

Conheça o Curso Online de Manutenção Lean

Conteúdo Relacionado