Por que está sendo formada?
Para que a equipe de manutenção alcance o máximo desempenho é essencial conhecer cada um de seus membros e compreender de que forma executam suas atividades diárias e entregam valor.
Por esse motivo Gestor, ao escolher os profissionais para um time multidisciplinar de manutenção, você deve levar em consideração: conhecimentos teóricos, conhecimentos práticos, experiência profissional e capacidade de ser proativo.
Lembre-se, a diversidade de conhecimentos e habilidades gera diversidade de ideias, soluções e melhorias no ambiente de manutenção. Além de ajudar as lideranças a serem assertivas em alocar as pessoas certas no momento certo nos lugares certos para exercer funções que elas estejam aptas a cumprir de forma eficiente e ágil.
Tão importante quanto isso, será alinhar as expectativas dos membros da equipe bem como as diferenças culturais, comportamentais, metodológicas para evitar conflitos e rupturas na confiança mutua.
Então, ter uma visão clara e plena certeza de porque a equipe está sendo formada é fundamental, comece respondendo as seguintes questões:
– Qual a “dor” que a equipe de manutenção irá ajudar a curar?
– Qual é o propósito da equipe de manutenção?
– Quais competências, características e comportamentos que seus membros deverão possuir individualmente e em grupo que contribuirão para cumprir o propósito da manutenção?
– Que tipo de equipe de manutenção será necessária?
– Em que momentos a equipe de manutenção será colaborativa e interdependente?
– Que ação cada profissional da manutenção deverá tomar para ser um melhor membro da equipe, que provavelmente melhorará o desempenho e os resultados da equipe?
– Como medir a efetividade das soluções propostas ou implementadas pela equipe?
– Quanto tempo essa equipe irá atuar?
– O que determina se uma equipe de manutenção será desfeita ou melhorada?
Além disso, os principais diferenciais que definem os membros e a equipe de manutenção de alta performance são: CONFIANÇA (acredita na liderança e em si mesmo); AUTOGERENCIÀVEL (toma decisões assertivas e tem compromisso com resultados individuais e do grupo); MULTIDISPLINAR (compartilha seus conhecimentos e habilidades para que as soluções definitivas sejam implementadas); COMUNICAÇÃO ASSERTIVA (usa feedback aberto, empatia e respeito para crescimento da equipe e resolução da causa raiz dos problemas); LIDERANÇA (o líder promove o direcionamento, a integração e desperta motivação); APRENDIZAGEM CONTÍNUA (investe no aperfeiçoamento profissional e pessoal).
Portanto, que fique claro, as pessoas são o combustível que fornece a energia vital para a alta performance das equipes de manutenção. Por isso é essencial valorizar a sua potência intelectual e possibilitar o seu desenvolvimento integral como ser humano.
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Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias