Uma organização precisa ser eficaz, inovadora e versátil para permanecer no mercado sendo lucrativa, sustentável e competitiva.
Mas, o “divisor de águas” para os sucessos de um negócio são PESSOAS capacitadas intelectual e emocionalmente; preparadas para trabalhar e cooperar com sua equipe; comprometidas com os resultados; desenvolvidas para a prática da visão sistêmica.
Daí surge a importância da criação da melhor e mais adequada estrutura organizacional. Já que definir a estrutura organizacional auxilia na compreensão dos níveis de hierarquia e autoridade (processo decisório); apresenta claramente a divisão, organização e coordenação do trabalho (atividades desenvolvidas); mostra as responsabilidades com base nos objetivos e metas do negócio (atribuições e entregas).
Além de possibilitar o entendimento do fluxo de informações e dos canais de comunicação que permeiam o todo organizacional.
Portanto, a estrutura organizacional influencia diretamente no bom andamento dos processos, procedimentos e rotinas de manutenção, porque fornece as bases para a estruturação da própria manutenção.
Nessa estruturação da manutenção se determina os modos em que a equipe executa os serviços e como contribui para a obtenção do resultado almejado pela organização.
Da mesma forma, é essencial adequar essa estrutura para atender as particularidades do processo de manutenção, estabelecer comunicação ativa entre a manutenção e a alta gestão, formalizar as atribuições de cada função da manutenção, definir as responsabilidades e divisão do trabalho, comunicar claramente o desempenho e contribuição esperado de cada membro da equipe de manutenção para alcançar os objetivos e metas.
– – –
Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias
Conheça o Curso Gestores em Manutenção de Excelência
Encontros online e ao vivo