O 1º princípio VALOR da Manutenção visa identificar os clientes e o que é valor para cada um deles bem como definir a estratégia de manutenção com base no Plano de Negócio Canvas com foco na entrega da proposta de valor para os clientes e, com isso, ter uma visão global do negócio de manutenção.
Já o 2º princípio FUXO DE VALOR da Manutenção tem como objetivo mapear todas as etapas do fluxo de valor da manutenção e eliminar os desperdícios, ou seja, atividades que não agregam valor para o cliente, juntamente com seus respectivos custos.
Então, a fim de fornecer serviços de alto valor agregado e garantir a estabilidade do processo é necessário que a manutenção esteja estruturada para solucionar problemas do início até o final do serviço, gerenciar efetivamente a informação do recebimento da solicitação até seu encerramento e fazer pleno uso dos recursos durante todo o processo de entrega de valor ao cliente.
Podemos classificar as etapas do fluxo de valor da manutenção em três tipos: etapas que agregam valor, etapas necessárias para agregar valor e etapas adicionais que não agregam valor.
Afinal, para que uma atividade de manutenção agregue valor para o cliente, precisa atender aos seguintes critérios.
– Fazer a diferença para o cliente, ou seja, a atividade executada pela manutenção deve atender às necessidades específicas e superar as expectativas do cliente. Destacamos que é importante revisitar a proposta de valor da manutenção, pois lá está especificado o valor na perspectiva do cliente. Dessa forma, a atividade deve resultar em aumento da disponibilidade e performance dos equipamentos, assegurar a qualidade dos produtos, garantir a segurança das pessoas e meio ambiente e otimizar os custos.
– Ser essencial na intervenção e no gerenciamento da informação, assim, a atividade deve contribuir para a assertividade e agilidade da execução, bem como para a análise e compreensão da situação a fim de realizar a tomada de decisão fundamentada para um investimento seguro.
– Ser bem feita da primeira vez, significa que os profissionais que executam as atividades de manutenção devem prezar pela segurança e qualidade total, evitando retrabalhos ou atividades desnecessárias. Para isso, gestores e líderes devem trabalhar no desenvolvimento técnico e comportamental, assegurar os recursos necessários para a execução das atividades e garantir um ambiente favorável para o profissional desempenhar sua função e, assim, reduzir a pressão por meio do aperfeiçoamento do planejamento.
_ _ _
Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias
Conheça o Curso Online de Manutenção Lean