KANBAN NA MANUTENÇÃO

O Kanban é uma metodologia que emprega um “cartão ou sinalização” que indica que algo deve ser feito de forma altamente visual.

Por exemplo, a manutenção pode aplicar o Kanban na programação das atividades da equipe técnica, organizando as ordens de serviço por técnico, considerando a prioridade de atendimento.

Assim, com base no fluxo do processo da manutenção, possibilita saber se todos os serviços programados foram realizados, quais são as pendências e o que fazer para resolvê-las.

Facilita a comunicação das equipes de manutenção sobre as tarefas que precisam ser feitas e seus prazos. Também contribui para a padronização dos processos, o que ajuda a reduzir o desperdício e maximizar o valor.

Outra aplicação do Kanban, são em painéis de ferramentas coletivas, deste modo, toda vez que o técnico retirar uma ferramenta do painel para utilização, deve fixar um cartão de identificação com nome e foto no lugar onde estava a ferramenta. Dessa forma, mantém-se a organização e todos conseguem saber com quem estão as ferramentas que não estão no painel. A maturidade e conscientização dos profissionais fará a diferença para a efetividade do Kanban.

O Kanban se encaixa perfeitamente na manutenção e adapta-se ao processo existente. A equipe de manutenção deve ser incentivada à melhoria contínua no uso dos recursos e desempenho da manutenção. Consequentemente, teremos melhoria nos resultados e aumento da confiança entre a equipe e as demais áreas da organização.

O direcionamento do Kanban deve ser melhorar o desempenho da manutenção e a satisfação do cliente, de tal modo, a manutenção deve assegurar a previsibilidade em relação à entrega dos serviços.

Para isso, deve seguir os seguintes direcionadores do Kanban:

– Visualizar o fluxo de trabalho;

– Gerir o fluxo de trabalho;

– Fazer melhoria colaborativa do processo

– Limitar o trabalho em processo;

-Tornar os processos e as políticas explícitas.

Portanto, o desempenho é a melhor maneira de medir resultados da manutenção. Quanto mais ágil a equipe for para atender um serviço ou resolver um problema, melhor para todos. O cliente fica satisfeito em ser atendido rapidamente e a equipe de manutenção permanece mais tempo em execução, tornando-se mais eficaz.

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