O Kanban é uma metodologia que emprega um “cartão ou sinalização” que indica que algo deve ser feito de forma altamente visual.
Por exemplo, a manutenção pode aplicar o Kanban na programação das atividades da equipe técnica, organizando as ordens de serviço por técnico, considerando a prioridade de atendimento.
Assim, com base no fluxo do processo da manutenção, possibilita saber se todos os serviços programados foram realizados, quais são as pendências e o que fazer para resolvê-las.
Facilita a comunicação das equipes de manutenção sobre as tarefas que precisam ser feitas e seus prazos. Também contribui para a padronização dos processos, o que ajuda a reduzir o desperdício e maximizar o valor.
Outra aplicação do Kanban, são em painéis de ferramentas coletivas, deste modo, toda vez que o técnico retirar uma ferramenta do painel para utilização, deve fixar um cartão de identificação com nome e foto no lugar onde estava a ferramenta. Dessa forma, mantém-se a organização e todos conseguem saber com quem estão as ferramentas que não estão no painel. A maturidade e conscientização dos profissionais fará a diferença para a efetividade do Kanban.
O Kanban se encaixa perfeitamente na manutenção e adapta-se ao processo existente. A equipe de manutenção deve ser incentivada à melhoria contínua no uso dos recursos e desempenho da manutenção. Consequentemente, teremos melhoria nos resultados e aumento da confiança entre a equipe e as demais áreas da organização.
O direcionamento do Kanban deve ser melhorar o desempenho da manutenção e a satisfação do cliente, de tal modo, a manutenção deve assegurar a previsibilidade em relação à entrega dos serviços.
Para isso, deve seguir os seguintes direcionadores do Kanban:
– Visualizar o fluxo de trabalho;
– Gerir o fluxo de trabalho;
– Fazer melhoria colaborativa do processo
– Limitar o trabalho em processo;
-Tornar os processos e as políticas explícitas.
Portanto, o desempenho é a melhor maneira de medir resultados da manutenção. Quanto mais ágil a equipe for para atender um serviço ou resolver um problema, melhor para todos. O cliente fica satisfeito em ser atendido rapidamente e a equipe de manutenção permanece mais tempo em execução, tornando-se mais eficaz.
– – –
Conheça o Curso Online de Manutenção Lean