Lubrificar é Confiabilidade

Seja a primeiro a saber de tudo o que rola na Gênesis

Insira seu email e assine nossa Newsletter

A lubrificação é considerada por muitos como a primeira manutenção preventiva.

Por isso, deve ser gerenciada com maestria, pois, existem vários aspectos a serem considerados, por exemplo, especificação dos lubrificantes, forma de acondicionamento, manuseio e aplicação, entre outros pontos que precisam ser analisados e definidos corretamente para garantir sua efetividade.

É um processo ou técnica utilizada para a aplicação de um lubrificante com a finalidade de reduzir o atrito e o desgaste entre duas superfícies sólidas em movimento, está relacionado diretamente com a confiabilidade.

Para implementar a lubrificação, a manutenção deve mapear os equipamentos; definir os principais conjuntos e componentes que necessitam ser lubrificados; identificar os pontos de lubrificação; definir os lubrificantes, os métodos mais adequados; calcular a quantidade de lubrificante a ser aplicada (gramas e/ou quantidade de bombadas); estabelecer a frequência de lubrificação.

Gestores e Equipe de Manutenção devem ter consciência de que tanto o excesso como a falta de lubrificante podem prejudicar os equipamentos e seus componentes. Vale a pena recorrer aos manuais dos equipamentos localizados no arquivo técnico para facilitar o levantamento dessas informações, mas, sempre conferir diretamente no equipamento.

Com base nisso, as lideranças da manutenção precisam assegurar a infraestrutura necessária para a gestão e aplicação correta da lubrificação. Do mesmo modo, prover uma sala adequada para os lubrificantes, tendo cuidado na forma de acondicionamento, organizando-os conforme sua especificação e mantendo no local a Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos. Igualmente, o responsável por esse serviço necessita ficar atento à validade e à contaminação dos lubrificantes.

Outro aspecto importante diz respeito ao manuseio dos lubrificantes, de tal modo, deve-se garantir a identificação e utilização dos acessórios próprios, como bombas engraxadoras para cada tipo de lubrificante.

Portanto, a lubrificação é fundamental para a confiabilidade dos sistemas dos equipamentos, pois, um erro na especificação do lubrificante ou na quantidade usada pode causar falhas/quebras, contaminar produtos e o próprio meio ambiente

– – –

Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

Conheça o Curso Gestores em Manutenção de Excelência

Encontros  online e ao vivo

Conteúdo Relacionado