MANUTENÇÃO FRANKENSTEIN

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A visão e implementação de forma fragmentada das tecnologias inovadoras de gestão gera projetos de manutenção Frankenstein que sempre voltam para assombrar os profissionais.

Em sua concepção, o Frankenstein deveria ser perfeito e trazer benefícios para todos a sua volta, porém, durante sua criação não foram previstos alguns riscos e nem se entendeu o contexto no qual ele seria inserido. E, ao ser abandonado a sua própria sorte, não se adaptou, se voltou contra seu próprio criador e começou a atormentar as pessoas.

Para que isso não ocorra nos projetos elaborados para melhoria do processo de manutenção, é essencial conhecer o contexto atual baseado em dados e fatos, ter uma visão estratégica de futuro e determinar efetivamente as etapas a serem seguidas.

Outro ponto chave é compreender a convergência das tecnologias de gestão aplicadas no processo de manutenção. Tratam-se dos pontos de encontro comuns, mostram os elos de ligação entre as filosofias, metodologias e técnicas utilizadas, tais como:  STP, TPM, RCM, WCMM, Gestão de Ativos, Manutenção Lean e Industry 4.0. 

Basicamente, os pontos convergem em agregar valor, eliminar desperdícios e desenvolver pessoas a fim de garantir a sustentabilidade e lucratividade das organizações, trazendo benefícios para a própria empresa, os acionistas, os funcionários, os clientes e a sociedade como um todo. Para que isso seja possível será fundamental promover a aprendizagem organizacional e melhoria contínua.

Cabe destacar que essas tecnologias visam a solução de problemas de forma definitiva e a melhoria continua em processos e práticas do dia a dia. Mas, muitas vezes, quando aplicadas de forma isolada ou fragmentada em fórmulas instantâneas de resolução de problemas acabam criando pessoas mais resistentes as mudanças porque atacam apenas os sintomas ao invés de suas causas.

Por isso, insistimos que é fundamental compreender :1) Forma de Pensar agregar valor e eliminar os desperdícios 2) Onde Atuar? Na gestão de ativos, que visa o melhor aproveitamento do ativo para o negócio durante todo seu ciclo de vida; 3) Como Atuar? Através da visão global dos sistemas e metodologias voltados à melhoria da eficiência organizacional, tais como RCM ou MCC, WCM, TPM, Manutenção Lean e Indústria 4.0.

Nesse contexto, as pessoas são essenciais para que essas tecnologias fluam de modo harmônico e efetivo, igualmente para que a manutenção obtenha resultados de excelência. Os pontos chave são: praticar a visão sistêmica na manutenção; envolver os profissionais no desenvolvimento dos projetos desde o início; formar equipes multifuncionais de melhoria contínua; praticar a comunicação ativa (fala e escuta e compreensão); elaborar a matriz de competências para capacitar os profissionais; definir claramente como cada membro da equipe deve desempenhar seu papel, compreendendo qual o impacto de suas ações para cumprimento das metas e objetivos bem como entender como as atividades executadas pelo time de manutenção geram valor para os clientes e contribuem para  entrega da proposta de valor para o negócio.

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