Manutenção Lean e a Simplicidade

Seja a primeiro a saber de tudo o que rola na Gênesis

Insira seu email e assine nossa Newsletter

Para Antoine de Saint-Exupéry (Antoine Jean-Baptiste Marie Roger), autor do livro O Pequeno Príncipe (1943), “A perfeição não é alcançada quando não há mais nada a ser incluído, mas sim quando não há mais nada a ser retirado.”

Ao tomar como base essa afirmação, podemos dizer que ao estudar o processo de manutenção, a perfeição começa a ser alcançada quando gestores e equipes de manutenção passam a enxergar os desperdícios diários e entregar soluções definitivas para eliminá-los.

Também quando otimizam tempo e recursos para garantir a entrega de serviços de alto valor agregado aos seus clientes.

Isso diz respeito a acrescentar valor a todas as atividades, entendendo que agir de forma ágil e enxuta para satisfazer as necessidades dos clientes não compromete a qualidade, a segurança, a produtividade e a confiabilidade dos serviços executados.  

Portanto, a simplicidade da Manutenção Lean está na eliminação dos desperdícios e no desenvolvimento das pessoas, contribuindo para a sustentabilidade e lucratividade do negócio em um processo de aprendizagem e melhoria contínua.

Da mesma forma, está relacionada à consistência da confiança e da previsibi­lidade, ao uso pleno da capacidade instalada e ao equilíbrio entre for­necimento e demanda. Seja por meio de tempo, esforços, espaço, investimentos, enfim, tudo o que gira em torno de agregar valor e satisfazer os clientes da manutenção.

Lembre-se, pensar Lean na manutenção significa realizar o que im­porta e eliminar o que não importa. Assim, a perfeição é alcançada quando não precisamos retirar mais nada porque não existem mais desperdícios.

Os Pontos Importantes da Manutenção Lean são:

Definir claramente o Propósito da Manutenção e compartilhar com a Equipe de Manutenção.

Analisar os fatores-chave para construir os Requisitos Gerenciais da Manutenção.

Trabalhar para fortalecer a Mentalidade Lean e traçar uma Estratégia sólida.

Melhorar continuamente a Mantenabilidade e Confiabilidade.

Fortalecer a Proatividade como caminho para o aumento do ciclo de vida útil do ativo.

Estabelecer em conjunto as responsabilidades e a autonomia de cada membro da Equipe.

Prover infraestrutura e recursos necessários para o cumprimento das funções.

Focar a Excelência e Satisfação dos Clientes.

_ _ _

Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

Conheça o Curso Online de Manutenção Lean

Conteúdo Relacionado