O mau aproveitamento do Potencial Humano é terceiro tipo de desperdício no processo de manutenção, acontece quando o talento das pessoas não é aproveitado e não gera valor.
Em nossa opinião, o termo “aproveitamento” está relacionado diretamente a aplicação e valorização dos conhecimentos e boas práticas executadas pelos profissionais de manutenção.
A seguir, exemplos dos top 5 desperdícios de mau aproveitamento do potencial humano encontrados nas empresas e o direcionamento para a solução alinhada às melhores práticas de manutenção.
- Falta de incentivo e desenvolvimento dos profissionais da manutenção: Desenvolver a liderança para que promova um ambiente propício para o crescimento profissional da equipe tanto técnico quanto comportamental.
- Pressão ao realizar o trabalho: Reduzir as corretivas de emergência, pois estes são os serviços que mais impactam o emocional do profissional de manutenção devido à falta de planejamento, peças, ferramental e curto espaço de tempo para sua execução. Para isso, devemos aprimorar os planos de manutenção planejada e a sistemática de análise de causa-raiz.
- Má distribuição das atividades: Definir claramente as responsabilidades e entregas de cada membro da equipe, desenvolver os gestores, engenharia de manutenção, PCM e a equipe técnica para desempenharem suas funções plenamente.
- Falta de plano de carreira e remuneração: Definir a forma de crescimento dos profissionais ao longo de sua carreira dentro a empresa e as remunerações compatíveis às funções desempenhadas; fazer isso juntamente à área de Recurso Humanos.
- Falta de estímulo para a prática de melhorias: Criar programas de reconhecimento para os profissionais que sugerem e implementam as melhorias; podem ser formados grupos de melhorias com foco em produtividade, segurança, qualidade, manutenção, meio ambiente, entre outras áreas.
Portanto, fica evidente que os conhecimentos e competências adquiridas e assimiladas pelos profissionais de manutenção devem se transformar ações produtivas e efetivas em seu ambiente profissional.
Além disso, a aplicação da potência humana na manutenção está vinculada a conscientização de que todos são responsáveis pelo resultado, ou seja, o foco está no respeito pelas pessoas, eliminação dos desperdícios, aprendizagem e melhoria contínua.
_ _ _
Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias
Conheça o Curso Online de Manutenção Lean