Com base nesse ciclo, a manutenção consegue atuar de modo a antecipar a necessidade do cliente porque segue o fluxo correto dos processos de PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO, EXECUÇÃO, CONTROLE e MELHORIA.
Aqui vamos abordar o PLANEJAMENTO, cujo principal objetivo é facilitar a execução dos serviços, prezando pela segurança, disponibilidade, qualidade e efetividade.
Por isso, é essencial verificar todas as informações referentes ao serviço que será executado para ter a noção exata do que a equipe de manutenção precisa para entregar valor ao cliente.
O que permite, entre outras coisas, identificar claramente:
- Que serviços serão feitos;
- Onde e como os serviços serão feitos;
- Quanto tempo será em cada serviço;
- Que peças e materiais serão aplicados;
- Que máquinas, dispositivos e ferramentas serão necessários;
- Que recursos serão necessários para a execução dos serviços.
Dessa forma, Ser Planejador envolve visão sistêmica, habilidades técnicas e conhecimento sobre o planejamento.
Já que o papel do planejador de manutenção abrange otimizar o planejamento das atividades desenvolvidas pela equipe de manutenção, coordenar os recursos e garantir a disponibilidade dos equipamentos e instalações em seu estado ótimo de funcionamento com custos adequados.
Essas atividades devidamente realizadas pelo planejador terão como resultados a melhoria significativa na eficiência operacional, a redução inteligente do tempo de paralisação e a otimização dos custos de manutenção.
Portanto, o Planejamento da Manutenção significa a criação de um plano eficaz para otimizar o alcance dos objetivos da Manutenção e garantir a disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos.
Essa função está relacionada à preparação, organização e estruturação dos serviços da manutenção. As principais ações do planejamento da manutenção são: participar da criação da Matriz de Criticidade e classificar os Ativos; estruturar os Planos de Manutenção Planejada MBT e MBC) de acordo com a Estratégia de Manutenção; Elaborar o Mapa de 52 semanas (observar o balanceamento da demanda); Detalhar e orçamentar as ordens de serviço dos planos e serviços de manutenção; negociar com os clientes a real necessidade dos serviços; Garantir a orientação e capacitação dos técnicos de manutenção em relação aos planos de manutenção; Criar instrução de serviço para as manutenções.
Cabe destacar a importância de propor espaços e sistemática para que a equipe de manutenção se sinta à vontade para propor sugestões e melhorias. Isso passa pelo incentivo dos gestores e pela estrutura da própria empresa por meio de premiações e campanhas. Quanto mais sugestões de melhorias, menos desperdícios e mais produtivas e valorizadas as pessoas vão se sentir.
_ _ _
Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias
Conheça o Curso Online de Manutenção Lean