O pensamento Lean no processo de manutenção foca em agregar valor e eliminar desperdícios. Essa forma de pensar leva em considerações as seguintes questões:
– O que cria e o que não cria valor para o Cliente do processo de manutenção?
– Qual é o fluxo de valor do processo de manutenção e como eliminar as atividades que não agregam valor?
– De que modo se cria um fluxo continuo das atividades que agregam valor?
– O cliente deve “puxar” o fluxo de valor do processo de manutenção?
– É possível chegar à perfeição por meio da redução continua dos desperdícios?
Ao responder essas perguntas, a equipe de manutenção começa a enxergar claramente o que realmente é necessário entregar para as partes interessadas que agrega valor. E, fique atento, porque oferecer o serviço errado da forma certa é desperdício.
Por isso é tão importante: Definir valor pela perspectiva do cliente e expressar em termos de um serviço de manutenção específico; Mapear todas as etapas do fluxo de valor da manutenção; Manter e Melhorar o movimento contínuo de serviços e informações de ponta a ponta através do processo; Antecipar as necessidades dos clientes da manutenção pelo processo de “puxar”; Eliminar os desperdícios para que todas as atividades criem valor para o cliente de manutenção, através da melhoria contínua; Usar todos os princípios do lean novamente e novamente.
Portanto, a manutenção lean propõe uma forma inovadora de gerir o processo de Manutenção com foco na Produtividade e Sustentabilidade da organização através da aplicação do Pensamento Lean.
– – –
Conheça o Curso Gestores em Manutenção de Excelência
Encontros online e ao vivo
Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias