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O pensamento Lean no processo de manutenção foca em agregar valor e eliminar desperdícios. Essa forma de pensar leva em considerações as seguintes questões:

– O que cria e o que não cria valor para o Cliente do processo de manutenção?

– Qual é o fluxo de valor do processo de manutenção e como eliminar as atividades que não agregam valor?

– De que modo se cria um fluxo continuo das atividades que agregam valor?

– O cliente deve “puxar” o fluxo de valor do processo de manutenção?

– É possível chegar à perfeição por meio da redução continua dos desperdícios?

Ao responder essas perguntas, a equipe de manutenção começa a enxergar claramente o que realmente é necessário entregar para as partes interessadas que agrega valor. E, fique atento, porque oferecer o serviço errado da forma certa é desperdício.

Por isso é tão importante: Definir valor pela perspectiva do cliente e expressar em termos de um serviço de manutenção específico; Mapear todas as etapas do fluxo de valor da manutenção; Manter e Melhorar o movimento contínuo de serviços e informações de ponta a ponta através do processo; Antecipar as necessidades dos clientes da manutenção pelo processo de “puxar”; Eliminar os desperdícios para que todas as atividades criem valor para o cliente de manutenção, através da melhoria contínua; Usar todos os princípios do lean novamente e novamente.

Portanto, a manutenção lean propõe uma forma inovadora de gerir o processo de Manutenção com foco na Produtividade e Sustentabilidade da organização através da aplicação do Pensamento Lean.

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Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

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