A Perfeição na Manutenção: O Caminho para a Excelência!
No mundo da manutenção, buscar a perfeição não significa ser impecável, mas sim estar sempre evoluindo!
O princípio Lean da Perfeição na Manutenção nos ensina que eliminar os desperdícios em todas as etapas do Fluxo de Valor, otimizar o Fluxo Continuo e implementar a Manutenção Puxada é essencial para gerar valor real para o cliente.
O que isso significa na prática?
💎 Aprimorar a satisfação dos clientes e o desempenho da manutenção (otimização da qualidade, do custo e da agilidade dos serviços).
Esteja atento aos detalhes, à rigidez na disciplina e a não conformidade com a finalidade de promover a inovação.
💎 Aperfeiçoar os serviços, as técnicas de organização, os métodos e procedimentos de trabalho para atingir a excelência.
Esse direcionamento contribui para que as atividades fluam ao longo do processo de manutenção e assegurem o atendimento das necessidades do cliente de forma antecipada.
💎 Trabalhar com uma mentalidade inovadora para propor melhorias e soluções criativas no dia a dia. Este esforço criativo tanto deve partir da equipe de manutenção como das demais áreas da organização.
As melhorias precisam atender a um objetivo comum, trazer benefícios para os envolvidos e contribuir para alcançar o resultado almejado.
💎 Inovar as práticas de gestão da manutenção é uma exigência do mercado e do cenário de alta tecnologia. A manutenção precisa estar atenta aos três atributos da inovação: criatividade, desafio e coragem.
As novas soluções devem contribuir para agregar valor e atingir a máxima satisfação dos clientes da manutenção.
Portanto, Colaboração é a chave! A manutenção deve trabalhar lado a lado com outras áreas para alcançar resultados excepcionais.
Como você tem aplicado a melhoria contínua na sua rotina?
Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias