POR QUE PLANEJAR NA MANUTENÇÃO?

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O ciclo da Manutenção deve seguir o fluxo correto dos processos de planejamento, programação, execução, controle e melhoria. Com base nesse ciclo, a manutenção consegue atuar de modo a antecipar a necessidade do cliente.

Na etapa do planejamento da manutenção, os responsáveis devem verificar todas as informações referentes ao serviço que será executado para ter a noção exata do que precisa entregar ao cliente. Para isso, é necessário responder a: o que fazer; onde fazer; como fazer; por que fazer; quanto custa.

Por exemplo, ocorreu a quebra de um equipamento, um problema no conjunto de motorização da esteira devido ao desgaste de uma correia. Quando a equipe de manutenção for acionada e chegar ao local para realizar o diagnóstico da falha, terá de responder às mesmas perguntas relacionadas ao planejamento para executar a intervenção.

As principais ações do planejamento da manutenção são: participar da criação da matriz de criticidade e classificar os ativos; estruturar os planos de manutenção planejada; elaborar o mapa de 52; detalhar e orçamentar as ordens de serviço dos planos e serviços corretivos; negociar com os clientes a real necessidade dos serviços; programar paradas, com devido aprovisionamento de materiais para os serviços futuros; criar a instrução de serviço para as atividades de manutenção.

Ao planejar a execução da intervenção de manutenção, o planejador está fazendo uma previsão das atividades, recursos e custos alinhados a determinado desempenho e resultado almejado.

Assim, podemos afirmar que a base do planejamento passa pelos padrões e procedimentos confiáveis que vão auxiliar na assertividade das decisões e orientar para o atingimento da efetividade dos processos da manutenção.

Portanto, o planejamento da manutenção significa a criação de um plano para otimizar o alcance dos objetivos da Manutenção e garantir a disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos com a otimização dos custos.

Essa função está relacionada à preparação, organização e estruturação dos serviços da manutenção.

Dessa forma, o planejamento assegura que não estamos desperdi­çando o tempo e os recursos do cliente nem da própria manutenção, porque as atividades estão sendo executadas no momento certo e com os recursos e profissionais certos.

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Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

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