Pensar e Agir Lean no processo de manutenção abrange entregar serviços de alto valor agregado aos seus clientes, incluindo fácil acesso aos serviços; velocidade no atendimento com segurança, qualidade e confiabilidade; competência da equipe; consistência no serviço; custo adequado; atendimento diferenciado e flexibilidade na priorização.
Para isso, você precisa conhecer os principais pontos para estruturar os serviços de manutenção, entender os fatores-chave que servem de sustentação para o cumprimento do propósito da manutenção e as três diretrizes para o desdobramento da estratégia da manutenção que colaboram para alcançar o máximo desempenho.
Sendo assim, foco deste texto é compreender a melhor forma de definir o Portfólio de Serviços da Manutenção, considerando serviços centrais, complementares e adicionais.
É importante que esses serviços estejam alinhados aos objetivos organizacionais e que correspondam às atividades-chave da manutenção para a otimização do ciclo de vida do equipamento.
Podemos organizar os serviços de manutenção em três conjuntos:
Serviços Centrais: O foco é garantir a satisfação das expectativas e necessidades específicas dos clientes da manutenção. Podemos afirmar que a manutenção deve entregar esses serviços independentemente do segmento ou tipo de empresa. Seja uma siderúrgica, uma indústria alimentícia, um shopping, um hospital, sejam outros, pois, dizem respeito ao impacto e resultados que a manutenção traz para o negócio.
Serviços Complementares: Estão relacionados às atividades que a manutenção precisa fazer para garantir os serviços centrais. É fundamental entender que os serviços complementares correspondem ao cumprimento dos processos gerenciais e técnicos da manutenção. Estão ligados diretamente às etapas de planejamento, programação, execução, controle e melhoria da manutenção.
Serviços Adicionais: São atividades suplementares que fortalecem a imagem corporativa da manutenção perante os seus clientes.
Portanto, estes são os principais serviços que a manutenção precisa estabelecer para atender seus clientes. Cabe destacar a importância de analisar o contexto da sua empresa e entender quais os serviços de manutenção fazem sentido ser implementados nesse momento.
Fique ligado, menos desperdícios e mais valor agregado.
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Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias
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