PRIORIDADE DE ATENDIMENTO: EQUILÍBRIO DEMANDA SERVIÇOS E RECURSOS DISPONÍVEIS

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Destacamos que o responsável pela programação da manutenção encara em seu cotidiano a complexa tarefa de equilibrar a demanda de serviços e os recursos disponíveis para obter resultados efetivos.

É importante considerar que a prioridade de atendimento indica os critérios a serem adotados para definir a sequência de atendimento dos serviços a serem executados pela equipe de manutenção.

A priorização torna-se ainda mais relevante no momento em que surgem várias solicitações ou ao mesmo tempo e à medida que extrapola a capacidade de atendimento.

Nesse contexto, podemos destacar a Matriz GUT, uma ferramenta utilizada na priorização das estratégias, nas tomadas de decisão e na solução de problemas. Se refere á: Gravidade (trata do impacto do problema sobre operações e pessoas); Urgência (trata do tempo disponível e necessário para resolver o problema); Tendência (trata do potencial de agravamento do problema).

Também cabe destacar o critério relacionado à data de recebimento da solicitação de serviço. Tendo a mesma prioridade, deve ser programada primeiro a solicitação mais antiga.

Outro critério são os serviços com datas marcadas, estes têm prioridade frente à data de solicitação. Deve ser considerado o bloqueio dos serviços devido à falta de material, falta de informação, falta de ferramentas, necessidade de serviço externo ou falta de liberação da operação, assim, o serviço ficará pausado até que a interrupção seja resolvida.

Existem softwares de gerenciamento que cruzam a criticidade do equipamento, a prioridade de atendimento e outras informações para propor uma programação prévia e assertiva.

Portanto, a priorização do atendimento contribui para a manutenção atender primeiro os serviços de maior impacto para o processo produtivo e a sustentabilidade do negócio. Sempre se deve buscar o equilíbrio entre demanda e necessidade, pois, se não houver critérios, os clientes que tiverem mais influência sobre a manutenção serão atendidos antes.

Outro ponto importante, com base na programação dos serviços, de acordo com critérios claros e específicos, a equipe técnica precisa respeitar a sequência de atendimento e não escolher os serviços que preferem de acordo com a facilidade de execução, exceto se for acordado previamente com o PCM, a Supervisão de Manutenção e o Cliente.

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Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

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