Proatividade na Manutenção – visão de melhoria contínua

Seja a primeiro a saber de tudo o que rola na Gênesis

Insira seu email e assine nossa Newsletter

Na Proatividade, o foco é otimizar o ciclo de vida útil dos ativos com uma visão de melhoria contínua para o aumento da disponibilidade e performance dos ativos físicos e qualidade dos produtos. Também, considerando a satisfação e os benefícios para as partes interessadas.

Assim, melhorar de maneira direcionada as perspectivas de mantenabilidade (agilidade na intervenção) e confiabilidade (não falhar) bem como ampliar a participação da manutenção no processo de aquisição e projeto de novos equipamentos.

Para cumprir o objetivo e alcançar os resultados da perspectiva de Proatividade, precisamos implementar PLANOS referentes à melhoria do desempenho da manutenção e eficiência dos equipamentos, tais como:

ANÁLISE DE FALHA, processo fundamental para alcançar a estabilidade operacional e garantir efetividade das ações realizadas pela manutenção. Propõe a identificação da causa raiz e criação de contramedidas para resolução definitiva do problema.

ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO, constitui o sistema de controle da gestão da manutenção, visa correção e melhoria dos resultados de desempenho dos equipamentos e da manutenção como um todo. Realiza a gestão dos indicadores de performance para agir de forma assertiva e trazer resultados expressivos.

NORMAS REGULAMENTADORAS, cumprir todas as normas  pertinentes às atividades da manutenção e garantir o cumprimento das orientações sobre procedimentos relacionados à segurança e saúde.

PROJETO E AQUISIÇÃO, participar e contribuir para as decisões referentes ao projeto e aquisição de novos equipamentos e instalações; conquistar seu espaço e mostrar que sua participação colabora para garantir o melhor retorno sobre o investimento; garantir informações confiáveis e conhecimento técnico específico para tal.

DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES, aperfeiçoamento contínuo dos parceiros atuais e a busca por novos parceiros que forneçam soluções melhores; estar atento a alguns aspectos, tais como capacidade técnica, custo x benefício, suporte pós-venda, qualidade dos produtos e serviços.

ESTRATÉGIA DE MANUTENÇÃO, precisa ser continuamente aprimorada. É essencial estruturar a gestão de custos de modo a auxiliar nas decisões de manutenção, restauração e descarte. Assim, será possível fornecer informações claras e precisas sobre o controle do custo do ciclo de vida do ativo.

Os projetos de melhoria contínua devem ser direcionados para o melhor aproveitamento do ativo para o negócio, observando o ciclo de vida útil do equipamento e os custos envolvidos. O Kaizen na manutenção passa por implementar ações que tenham o melhor custo e benefício para a empresa e funcionários.

Portanto, os resultados obtidos estão relacionados diretamente à aplicação do Ciclo PDCA na manutenção, o desenvolvimento de novas soluções, métodos de trabalho e avaliação de desempenho e atendimento das normas regulamentadoras.

– – –

Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

Conheça o Curso Gestores em Manutenção de Excelência

Encontros  online e ao vivo

Conteúdo Relacionado