O Propósito da Manutenção está relacionado ao 1º princípio da Manutenção Lean: Valor na Manutenção e se refere a razão pela qual a Manutenção existe.
Para que a manutenção defina seu propósito é essencial uma profunda análise crítica de suas estratégias e processos bem como do seu desempenho e da satisfação de seus clientes.
Ao pensarmos em propósito, logo surge a representação gráfica do ikigai em nossas mentes. Em japonês ikigai é a razão de ser e viver, ou seja, a razão pela qual um ser humano acorda motivado todos os dias e segue em frente para dar significado e agregar valor à sua existência, das outras pessoas e do mundo que o cerca. É o equilíbrio entre habilidades, conhecimentos e práticas que você ama, é bom, pode ser pago e o mundo precisa.
Se adaptarmos essa base do ikigai para o contexto da Manutenção surgem as seguintes questões para que você pense e reflita
– O que a Manutenção faz bem feito?
– Em que a Manutenção é boa?
– Pelo que a Manutenção cria valor?
– O que a organização e o mundo precisam da Manutenção?
Caso queira compartilhar suas respostas nos comentários, ficaremos muito contentes.
Portanto, a partir dessa abordagem queremos demonstrar a importância de se definir e compreender o propósito que nos move pessoal e profissionalmente, inclusive, o do setor no qual atuamos diariamente.
Pois, sabemos que a razão de existir da Manutenção evoluiu ao longo das últimas décadas em função da crescente complexidade dos processos produtivos e do avanço tecnológico dos equipamentos.
Originalmente, o foco da manutenção era consertar os equipamentos, entretanto, ao tornar-se reconhecida como um diferencial competitivo, capaz de agregar valor ao negócio, o seu propósito passou englobar as perspectivas de diretrizes e estratégias, mantenabilidade, confiabilidade, proatividade e excelência.
_ _ _
Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias
Conheça o Curso Online de Manutenção Lean