RESULTADO BENCHMARKING

Seja a primeiro a saber de tudo o que rola na Gênesis

Insira seu email e assine nossa Newsletter

A tradução literal de benchmarking no google tradutor é avaliação comparativa. Isso, significa ter em perspectiva tanto o valor da empresa referência quanto o valor que pretendemos extrair de nosso próprio negócio/manutenção.

Assim, o processo de benchmarking na manutenção consiste na investigação de melhores práticas, aquisição de novos conhecimentos e na avaliação das principais medidas de desempenho e compará-las.

Esse método de comparação envolve um estudo aprofundado de algo que funciona muito bem em uma empresa de excelência que aplicado ao contexto de manutenção conduzirá ao alto desempenho.

Essa investigação entre realidades distintas pode ser realizada tanto internamente (entre as áreas/setores) como externamente (concorrência, parceiros, pares), inclusive entre empresas nacionais e internacionais.

É fundamental conhecer profundamente a organização na qual estamos inseridos a fim de conseguir correlacionar os pontos de convergência e divergência bem como compreender o que deve ser adaptado ou desconsiderado ou inovado.

Devemos buscar empresas que são referência em estratégia, processos, organização e desempenho de manutenção para entender como fazem e adaptar para nossa realidade o que de fato faça sentido. O resultado delineado será a maximização da eficiência global dos equipamentos e a implementação dos padrões de classe mundial

As atividades de observação, monitoramento, levantamento de dados e fatos abrange a interpretação, avaliação e mensuração das informações coletadas.

Lembrando, é básico dar significado aos dados a fim de que possamos compreender como podem ajudar a gerar benefícios para manutenção e o negócio.

A proposta do benchmarking é que a manutenção consiga identificar quais são os elementos que influenciam e causam impacto na obtenção de seus resultados de excelência.

Além disso, serve para entender onde, como e “porquê” mudar para melhorar o desempenho da manutenção, consequentemente, a satisfação dos clientes.

Portanto, a prática de benchmarking deve ser uma rotina dentro da manutenção, pois contribui de forma significativa para a melhoria dos resultados.

– – –

Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

Conteúdo Relacionado