TECNOLOGIAS EXPONENCIAIS: CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE MANUTENÇÃO

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Se por um lado, a tecnologia alia técnica e um conjunto de saberes para desenvolver e produzir objetos, instrumentos, métodos empregados na resolução de problemas com o objetivo de satisfazer as necessidades e expectativas dos seres humanos.

Por outro lado, o crescimento exponencial faz com que o desenvolvimento de novas tecnologias ocorra em períodos cada vez menores e de forma acelerada. Também, devido a aquisição e assimilação de novos conhecimentos que aumentam várias vezes e continuam a aumentar e aumentar de forma acelerada. Um bom exemplo é computador pessoal (ENIAC … Notebook).

Atualmente, a indústria 4.0 apresenta tecnologias exponenciais aplicadas à automação e troca de dados, empregando conceitos de sistemas ciber-físicos, redes, internet das coisas e inteligência artificial.

Nesse cenário de alta tecnologia, muitos profissionais de Manutenção já iniciaram sua caminhada rumo ao aprimoramento de seus conhecimentos e práticas nas matérias de computação em nuvem, realidade aumentada, big data, simulações, manufatura aditiva, robôs autônomos, sistemas integrados com o objetivo de identificar como essas tecnologias irão contribuir em seu dia a dia.

A seguir, algumas aplicações dessas tecnologias na Manutenção.

1. MANUFATURA ADITIVA (AM) – IMPRESSORA 3D

Muitas vezes, o que previne a ineficiência no funcionamento dos equipamentos é a substituição de uma peça, porém, se o item

não existe no almoxarifado de manutenção e ou o fornecedor demora para entregá-lo, podemos extrapolar o lead-time. Uma solução para adequar os custos e suprir a demanda de peças de reposição ou descontinuadas é a impressão 3D, de forma temporária ou definitiva.

Algumas empresas já estão utilizando com sucesso essa solução para impressão de protótipos e ou peças de reposição. Outras, já iniciaram estudos de viabilidade para adotar essa prática.

Até porque essa tecnologia de impressão, ou seja, impressoras, softwares de impressão e materiais utilizados vem sendo

aperfeiçoados de forma exponencial.

2. INTERNET DAS COISAS, REDES SEM FIO DE SENSORES E COLETA AUTOMATIZADA DE DADOS, BIG DATA

Atualmente, algumas das informações de manutenção deixaram de ser recolhidas manualmente e tornaram-se mais confiáveis quando provenientes de diferentes tipos de sensores (vibração, acústicos e térmicos) conectados aos equipamentos e a seus componentes críticos.

A captura, análise e gerenciamento das informações coletadas pelo monitoramento dos ativos é fundamental para tomada de decisão, ações de melhoria e aumento da confiabilidade.

Assim, destaca-se a relevância de obter informações, tratar e analisar um enorme volume e variedade de dados de forma

sistematizada.

Da mesma maneira, através da velocidade potencializada pelos sistemas integrados e algoritmos sofisticados será possível

extrair o máximo de valor e veracidade das informações geradas para aumento da disponibilidade dos ativos.

3. REALIDADE AUMENTADA E REALIDADE VIRTUAL

Trata-se do fornecimento de instruções remotas para realização de intervenções, desenvolvimento de habilidades e treinamentos dos profissionais de manutenção.

Os treinamentos podem ser realizados por meio da integração entre apresentações visuais pré-gravadas do ambiente real onde o equipamento e ou componente está instalado e as informações virtuais juntamente com as orientações para que o profissional execute virtualmente a manutenção.

Esse tipo de treinamento é altamente atrativo e produtivo, pois a medida em que os equipamentos e máquinas industriais ficam mais complexos, da mesma forma, crescem as dificuldades e os custos para detectar, resolver problemas e reparar falhas.

É certo que a exponencialidade das tecnologias faz com que os ativos físicos tenham uma capacidade ampliada pela “inteligência artificial” e conexão com uma gama maior de sistemas permitindo que o próprio equipamento sinalize onde e como realizar a sua manutenção, inclusive programando sua automanutenção.

Outro aspecto importante é que os dados de manutenção processados e armazenados em nuvem contribuem de forma significativa para a qualidade e confiabilidade do planejamento, execução, controle e melhorias dos serviços fornecidos pela Manutenção aos seus clientes.

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Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

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