TORNE OS PROBLEMAS VISÍVEIS: ASPECTOS A CONSIDERAR NA MANUTENÇÃO LEAN

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Muitas vezes, quando não estamos cientes da influência de nosso trabalho no todo ou não dispostos a terminar um serviço ou resolver um assunto que exige mais preparação, tempo e esforço, nos contentamos em “varrer os problemas pra debaixo do tapete”.

Certamente, por um curto espaço de tempo ficamos aliviados, mas, sabemos que o acúmulo de questões não resolvidas irá nos causar dificuldades bem maiores num futuro bem próximo.

No contexto organizacional, isso dá menos certo ainda, pois, para se obter sucesso na implementação de programas, técnicas e metodologias na Manutenção, tenha em mente que será essencial resolver a causa raiz dos problemas e encontrar soluções criativas, inovadoras e efetivas.

Dessa forma, um dos aspectos a se considerar na manutenção é “tornar os problemas visíveis” e reconhecê-los como oportunidades de melhoria. Para isso, líderes e equipe de manutenção devem entender profundamente o fluxo de valor da manutenção, os processos, as estratégias e as metodologias utilizadas no cotidiano da manutenção.

Outro aspecto básico, trata-se da capacitação e comprometimento de uma equipe multidisciplinar responsável em observar, estudar e detalhar quais as atividades agregam valor para os clientes da manutenção e quais apresentam desperdícios que podem ser eliminados.

A atitude de “ver os problemas” e torná-los visíveis está intimamente ligado a se trabalhar em um ambiente seguro, confiável, propicio para mudanças e para a construção de um sistema de gestão de manutenção de excelência. Já que, em nossa concepção, a excelência é um hábito, uma qualidade do ser humano e um comportamento em contínuo aperfeiçoamento. 

Lembre-se, identificar, verificar, analisar e solucionar problemas são grandes oportunidades de superação e de crescimento profissional.

Até porque, se por um lado, toda a resolução de problema é um processo de aprendizagem e melhoria contínua, por outro lado, também é um alerta para que seja possível otimizar recursos e entregar serviços de manutenção com alto valor agregado.

Portanto, atuar de forma proativa e melhorar continuamente significa ser crítico diante da situação atual, promover soluções simples e eficazes, possibilitar o desenvolvimento das pessoas e da organização na qual você está inserido..

*Obs.: É indispensável determinar porque os problemas estão acontecendo e persistem (Qual a causa raiz?).

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Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

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