Na manutenção, tudo é conquistado pelas pessoas.
Para que os resultados sejam efetivos, é essencial investir em quem realmente faz a diferença: os profissionais da manutenção. Eles são o elo entre a estratégia e a execução, e seu desenvolvimento técnico e comportamental é o caminho mais sólido para alcançar alta performance.
Como bem disse Peter Senge, organizações que aprendem são aquelas onde as pessoas expandem continuamente suas capacidades e aprendem juntas. Isso vale, e muito, para a manutenção.
Na Manutenção Lean, as pessoas devem ser reconhecidas e tratadas como elemento decisivo para o sucesso, por isso, são a força motriz que movimenta e potencializa os cinco princípios do pensamento lean.
E, a evolução organizacional só funciona com pessoas capacitadas, motivadas e engajadas com o propósito da manutenção alinhado ao da organização. Elas precisam ter a oportunidade de atuar com autonomia, responsabilidade, tendo a clareza de seus papéis, sendo protagonistas das melhorias e da eliminação de desperdícios.
Para isso, é fundamental:
Mapear as competências de cada função;
Identificar lacunas e planejar capacitações;
Utilizar a experiência prática, manuais e seminários técnicos como ferramentas de aprendizagem;
Estimular o compartilhamento de conhecimento entre a equipe.
Lembre-se deque equipes de manutenção de alta performance têm objetivos claros, colaboram entre si, compartilham saberes e atuam com disciplina, criatividade e paixão.
Assim, empresas que valorizam as pessoas da manutenção colhem resultados em forma de maior disponibilidade dos ativos, produtividade e, claro, competitividade e sustentabilidade do negócio.
Porque no fim das contas, a FORÇA da manutenção são PESSOAS.
Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias