VSM aplicado a Manutenção: como o valor é criado e entregue ao cliente

Seja a primeiro a saber de tudo o que rola na Gênesis

Insira seu email e assine nossa Newsletter

Você já ouviu falar em Mapeamento do Fluxo de Valor da Manutenção?

Essa é uma das ferramentas mais poderosas do Lean – e quando aplicada com estratégia, pode transformar completamente os processos da sua empresa.

O Mapeamento do Fluxo de Valor (ou VSM – Value Stream Mapping) permite visualizar e entender, de ponta a ponta, como o valor é criado e entregue ao cliente.

Ele revela a conexão entre o fluxo de informações e o fluxo de materiais – desde o momento em que o pedido é feito até a entrega final.

Com essa análise, conseguimos:


✅ Criar uma visão clara do estado atual do processo de manutenção;

✅ Identificar gargalos e desperdícios que muitas vezes passam despercebidos;

✅ Projetar o estado futuro, com melhorias práticas que aumentam produtividade, qualidade e reduzem custos.

No contexto da manutenção, por exemplo, o fluxo de informação pode incluir: Pedido de intervenção, OS, requisição de materiais, ordem de compra, instruções técnicas, históricos, laudos de inspeção…

Enquanto isso, o fluxo de material envolve: Equipamentos, peças, ferramentas e todos os recursos usados na execução do serviço.

Com essa visão integrada, fica mais fácil a tomada de decisões assertivas, priorizar ações com maior impacto e promover uma manutenção mais ágil, segura e eficiente.

Como aplicar o VSM na manutenção?

1. Identifique o serviço que se pretender analisar.

2. Mapeie o Fluxo de Valor do estado atual com os respectivos fluxos de materiais e informações. Assim, é possível analisar todas as etapas do fluxo e verificar as atividades que agregam e que não agregam valor ao cliente; determinar as atividades que não agregam valor, mas que são atividades necessárias para o processo.

3. Mapeie o Fluxo de Valor do estado futuro, ou seja, o processo na forma que funcionará depois de eliminar os desperdícios identificados na etapa anterior.

4. Planeje a implementação das ações para alcançar o estado futuro desejado.

5. Implemente o plano, celebrar o sucesso alcançado.

6. Revise os resultados e repetir todo o processo.


Lembre-se de que a melhoria é contínua.

Portanto, o mapeamento do Fluxo de Valor resulta em maior agilidade nos serviços de manutenção, mais segurança e qualidade, custos reduzidos, por isso, priorize as ações que podem trazer melhores resultados em menor tempo.

Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

Conteúdo Relacionado