Convido você a refletir sobre o que é o trabalho em equipe a partir do pensamento de Andrew Carnegie (EUA – Empresário – 1835 a 1919): “O trabalho em equipe é a capacidade de trabalhar juntos para uma visão comum. A capacidade de direcionar realizações individuais em direção aos objetivos da organização. Seu combustível permite que pessoas comuns alcancem resultados incomuns. ”
Então, para formar equipes de alta performance, uma empresa representada por seus gestores deve valorizar e capacitar seus talentos, gerar oportunidades para a colaboração dos funcionários na tomada de decisão com o intuito de resolver problemas e melhorar práticas e processos, alocar as pessoas certas nos lugares certos, fornecer incentivos para motivá-las a usar seus conhecimentos, habilidades e atitudes de forma proativa.
Essas equipes devem estar preparadas e mobilizadas para atingir, de modo rápido e certeiro, os resultados organizacionais projetados, além disso, propor e implementar soluções eficazes em um ambiente organizacional cada vez mais:
VOLÁTIL |
INCERTO |
COMPLEXO |
AMBÍGUO |
tudo muda o tempo todo no mundo |
não sabemos o que vem depois |
nada é tão simples quanto parece |
diversas e possíveis interpretações |
A formação de uma equipe de alta performance de manutenção inclui:
Comunicação aberta, honesta e respeitosa:
É fundamental saber o que dizer; escutar de verdade; esperar a sua vez de falar; argumentar e dar exemplos (sucessos e fracassos); ser calmo e claro; estar aberto a posições contrárias e críticas construtivas.
Pessoas confortáveis em assumir riscos razoáveis
Significa estar ciente e enfrentar as consequências de suas argumentações, decisões e ações sem desconforto emocional ou medo, bem como prejuízo profissional. Por isso, os membros da equipe devem aprender a fundamentar qualitativa e quantitativamente suas decisões, evitando suposições e “achismos”.
Membros da equipe tomam decisões de alta qualidade juntos
O comprometimento, cooperação e a capacidade de compartilhar conhecimentos e habilidades são indispensáveis para decidir de forma assertiva. Além disso, é preciso determinar um tempo real para a execução de cada trabalho/atividade, determinando quais são as prioridades e o papel e a função de cada membro para a realização das mesmas.
Criatividade, inovação e diferentes pontos de vista são esperados e considerados
Cada membro da equipe é essencial para que os objetivos e metas sejam alcançados. Muitas vezes, vários “olhares” sobre o mesmo problema, resulta na identificação de suas causas fundamentais, consequentemente, na obtenção de uma resolução definitiva. Todos agregam valor e contribuem a medida em que estão envolvidos com o andamento e o resultado final do trabalho.
Equipe entende os objetivos e está comprometida em alcançá-los
A compreensão do que se pretende alcançar e o direcionamento do que se deve fazer para chegar lá é essencial para manter uma equipe engajada. Objetivos claros e específicos contribuem para que os componentes da equipe permaneçam unidos, se entendem, colaborem mutuamente, usem sua criatividade e desenvolvam habilidades em prol do atingimento de metas organizacionais.
Por isso, a relevância da formação e qualificação integral de uma equipe de manutenção capaz de compreender o real significado de autonomia e responsabilidade, aspectos essenciais para alcançar objetivos e metas comuns em um contexto de alta performance e competitividade das organizações.
Dicas GÊNESIS para o Gestor:
As equipes de manutenção devem ser coesas e motivadas, também:
- Manter padrões e melhorias alcançadas nas ações e nos projetos;
- Monitorizar seu desempenho e dos processos/práticas de trabalho;
- Desenvolver os supervisores para que sejam líderes motivados e que saibam mobilizar as equipes para atingirem os objetivos propostos;
- Definir objetivos claros e alinhados com a estratégia da organização.