Módulo 4 PCM alinhado a Engenharia de Manutenção

Seja a primeiro a saber de tudo o que rola na Gênesis

Insira seu email e assine nossa Newsletter

No dia 28 de maio, finalizamos o PCM alinhado a Engenharia de Manutenção: Gestão das Rotinas, Monitoramento dos Resultados e Melhoria Contínua ministrado @MoisesFernandesDias.

O objetivo deste módulo é destacar a atuação do Planejamento e Controle da Manutenção – PCM como um elemento de otimização e aplicação dos recursos disponíveis, assim como a sua importância na gestão dos indicadores de performance da manutenção.

A seguir, os pontos destacados neste módulo: a classificação dos ativos, segundo a matriz de criticidade; a elaboração do mapa de classificação dos ativos; a identificação da criticidade do ativo no software de manutenção; a definição dos planos de manutenção preventiva, preditiva e de inspeção para cada ativo; o mapa de 52 semanas; o detalhamento das ordens de serviço dos planos no software de manutenção; a orçamentação dos serviços; a gestão de sobressalentes aplicáveis aos serviços; a apropriação dos serviços executados (hh e materiais, no mínimo); a elaboração dos books de manutenção para os ativos de maior criticidade.

 Além disso, a importância de registros e o histórico devem ser confiáveis; determinar o método adequado para executar o trabalho torna-se o diferencial para o sucesso; programar os serviços para períodos de tempo específicos (concordância e cooperação produção e manutenção); avaliar o desempenho através dos indicadores e propor melhorias; planos de ações robustos e alinhados as estratégias. Outro ponto importante de ser analisado é que agir de forma proativa é agir para melhoria contínua.

Agradecemos a @ Cleisson Pinto pela excelente apresentação do Case PCM Randon Caxias do Sul/RS realizada com profissionalismo e de forma clara e objetiva. Com muita propriedade sobre o assunto, trouxe a importância da mobilidade, estratégia de acordo com a criticidade, o balanceamento do calendário de 52 semanas, do planejamento e programação, dos kPI´s, das reuniões de resultados, da análise de causa de falha e da auditoria. E, principalmente, o papel do analista de manutenção, suas responsabilidades e entregas para otimização dos recursos.

Ao encerrar sua exposição que consideramos de benchmarking, propôs uma reflexão a partir da seguinte frase de Mahatma Gandhi  “Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada não existirão resultados.

Para a Equipe da Gênesis Gestão da Manutenção é fundamental convidar profissionais protagonistas que conseguem compartilhar sua expertise com o intuito de fortalecer a Manutenção como Protagonista.

Conteúdo Relacionado