Fundamentos da Gestão de Ativos

Seja a primeiro a saber de tudo o que rola na Gênesis

Insira seu email e assine nossa Newsletter

O processo de transformação e evolução da indústria regional e nacional exige a aplicação de tecnologias de gestão inovadoras, como Indústria 4.0, Pensamento Lean, WCM, Sistema Toyota de Produção, entre outras. Nesse contexto, cresce o número de empresas que aderem a este direcionamento como estratégia de sustentabilidade do negócio e para a satisfação de seus stakeholders, tornando-se Benchmarking. Apesar desses cases de sucesso estarem disponíveis, nota-se que essas tecnologias estão sendo usadas de  maneira fragmentada, “para inglês ver”. Lembre-se, é preciso respeitar a cultura da empresa, para isso, indica-se a formação de uma equipe multidisciplinar dedicada a conhecer e analisar essas tecnologias de gestão, visando encontrar pontos de convergência. Desta forma, essa equipe terá condições de propor uma sistemática de implantação customizada à sua realidade, contribuindo para alcançar os objetivos e resultados almejados. Neste cenário, a Manutenção tem um papel estratégico, pois atua para garantir que os ativos cumpram o que se espera deles, sendo este, um dos princípios convergentes dessas tecnologias.

  1. É fundamental compreender os conceitos. Assim, “Ativo” é todo o bem tangível ou intangível que gera valor para a organização em suas atividades:

TANGÍVEIS

 Instalações; equipamentos; ferramentas; edifícios; estoques; materiais; veículos.

INTANGÍVEIS

 Inovação; tecnologia; competência; reputação; talentos; valor; cultura.

 

  1. Segundo a PAS 55:2008 a “Gestão de Ativos são atividades, práticas sistemáticas e coordenadas pelas quais uma empresa gerencia, de forma ótima e sustentável, seus ativos e sistema de ativos, os desempenhos    associados deles, os riscos e as despesas ao longo dos seus ciclos de vida para o propósito de cumprir seu planejamento estratégico organizacional. ”  A ABNT NBR ISO 55.000:2014 afirma “O controle eficaz e a governança dos ativos são essenciais para obter valor por meio do gerenciamento de riscos e oportunidades. ”

 

  1. Conforme a ABNT NBR ISO 55.000:2014, os fundamentos da Gestão de Ativos são:

VALOR: O ativo deve fornecer valor para a organização e suas partes interessadas.

ALINHAMENTO: A gestão de ativos traduz os objetivos organizacionais em decisões financeiras e técnicas, planos e atividades.

LIDERANÇA: A liderança e a cultura do local de trabalho são fatores determinantes da obtenção de valor.

GARANTIA: A gestão de ativos garante que os ativos cumprirão com seus propósitos requeridos.

 

Dicas GÊNESIS

  • Para estabelecer, implementar, manter e melhorar a gestão de ativos, a organização deve considerar sua natureza e finalidade; seu contexto operacional; suas limitações e requisitos regulatórios; suas necessidades e expectativas; suas partes interessadas.

Conteúdo Relacionado