Qual é o Papel do Gestor de Manutenção?

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Para entender o papel desempenhado pelo Gestor, será necessário identificar em que ambiente ele atua, cabe citar um pensamento de Eiji Toyoda (1983):

“A sociedade chegou a um ponto em que se pode apertar um botão e ser imediatamente coberto por informações técnicas e administrativas. Isso é muito conveniente, é claro, mas, se não tomarmos cuidado, há o perigo de perdermos a capacidade de pensar. Devemos lembrar que, no fim, é o ser humano quem tem que resolver os problemas. ”

Pense! Se em 1983, as informações já estavam disponíveis em um toque, certamente em 2019, estamos sendo bombardeados por elas a cada instante por inúmeras redes de comunicação.

Mas, para que essas informações se transformem em conhecimentos e práticas bem-sucedidas é essencial selecioná-las por sua relevância e compreender suas conexões com a finalidade de  otimizar nosso dia-a-dia profissional e pessoal.

Nesse contexto, destaca-se que a função do Gestor de Manutenção abrange resolver problemas e gerar resultados para a organização com a colaboração de sua equipe de trabalho, utilizando todos os recursos disponíveis, principalmente, a potência intelectual de sua equipe.

Certamente, no ambiente da manutenção os conhecimentos são a base para decisões certas, consequentemente, resultados certos. Lembre-se os conhecimentos são fundamentais para vencer os desafios. Por isso, a importância do Gestor de Manutenção perceber que:

A solução são as pessoas.

A força transformadora de uma gestão eficaz é atingir metas.

Uma de suas principais competências é envolver a equipe de manutenção em direção às metas desafiadoras e alcançáveis.

Precisa possuir conhecimentos e habilidades de desenvolver, ensinar e orientar sua equipe.

Os objetivos definidos no planejamento estratégico da manutenção devem estar alinhados aos objetivos do planejamento estratégico organizacional.

O plano de ação da manutenção deve ser estabelecido colaborativamente com sua equipe para que as medidas determinadas para atingir às metas sejam efetivas.

Os planos de ação que alcançam resultados excelentes são os que realmente são executados e promovem aprendizado para vencer novos desafios.

Então, para uma organização chegar onde quer chegar, as metas devem ser estabelecidas a partir de dados confiáveis e medidas de eficiência relacionadas diretamente à satisfação das pessoas.

As responsabilidades do Gestor de Manutenção envolvem:

  • Gestão da Rotina e das Melhorias;
  • Planejamento Estratégico alinhado com as diretrizes da empresa;
  • Plano de Capacitação;
  • Integração Manutenção e Operação;
  • Integração da Manutenção, Engenharia e Suprimentos;
  • Direcionamento e apoio;
  • Benchmarking Interno e Externo;
  • Controle de Indicadores (cálculo Gap´s: diferença entre os resultados atuais e os resultados almejados);
  • Avaliação e análise de resultados através de Auditorias.

 

Então, as entregas do Gestor da Manutenção são:

  • Aumento da Eficiência Global dos Equipamentos;
  • Otimização do Orçamento de Manutenção;
  • Garantia da Disponibilidade, Produtividade, Qualidade e Segurança;
  • Desenvolvimento da capacidade técnica e comportamental da equipe.

 

O Gestor de Manutenção precisa “enxergar” os problemas como oportunidades de desenvolvimento dos membros de sua equipe, para que possam praticar a aprendizagem contínua e executar seu trabalho com excelência.

Ao mesmo tempo, compreender a importância de determinar e comunicar de forma simples, clara e visual os papéis e responsabilidades de cada integrante do grupo de trabalho.

Nesse contexto, o aperfeiçoamento do gestor demanda preparação para exercer a sua função, a saber aptidões técnicas, gerenciais e comportamentais.

 

Dica GÊNESIS para o Gestor:

Os principais fatores que agregam para o comprometimento da equipe são:

  • Satisfação no trabalho;
  • Perspectiva de Crescimento;
  • Facilidade para implementação de sugestões;
  • Relação de confiança com a liderança;
  • Remuneração apropriada;
  • Cobrança sadia por Produtividade.

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