Para Sun Tzu “A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota. ”
Para entender melhor o que afirma o general chinês e estrategista de guerra, segue as definições diretas destes dois termos:
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- Estratégia: método, plano ou manobras que determinam a forma de agir para atingir um objetivo.
- Tática: ações concretas para implementar a estratégia e conquistar um objetivo prefixado.
Está evidente que ações aleatórias não levam a vitória. Então, antes de realizar a ação é fundamental construir os passos necessários para conquista do objetivo almejado.
Podemos iniciar com a formulação de respostas assertivas para as seguintes questões:
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- Qual é a situação atual?
- O que pretendemos alcançar?
- O que faremos para chegar ao objetivo?
Fique ligado, pois desvios na construção dessas respostas podem provocar desperdícios relacionados a recursos, tempo e, principalmente, ao melhor aproveitamento do potencial da equipe de manutenção.
Nesse contexto, é essencial ser consciente de que gestores e líderes precisam de um plano que oriente e conduza a realização correta das atividades relacionadas ao ciclo de manutenção (planejamento, programação, execução, controle e melhoria) a fim de alcançar um objetivo preestabelecido de forma bem-sucedida.
Quem compreende a prática da Manutenção Lean consegue compreender que cada membro da equipe de manutenção deve exercer sua função e atribuições com responsabilidades e comprometimento para chegar ao resultado de excelência.
Um dos pontos chave para a compreensão do que cada profissional sabe, faz e pode saber e fazer é a comunicação ativa entre os gestores e a equipe, visando esclarecer de forma prática e visual, qual é o papel estratégico de cada componente do time de manutenção (função, responsabilidades e entrega).
Vamos começar pelo GESTOR DE MANUTENÇÃO, que tem o papel estratégico de maximizar os resultados. Para isso, deve pensar o processo de manutenção a partir do ponto de vista do cliente a fim de gerenciar o processo que executa de manutenção e entregar serviços que agregam valor.
Também, faz parte da função do Gestor orientar a equipe para que compreenda a missão e visão da área de Manutenção e a dinâmica de trabalhar de forma integrada e colaborativa para alcançar os objetivos e metas que são comuns a todos. Além disso, deve:
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- Cocriar o Planejamento Estratégico da Manutenção alinhado com as diretrizes da empresa;
- Criar condições para a Integração entre a Manutenção e a Operação;
- Gerir e conectar a Manutenção, Engenharia e Suprimentos;
- Colaborar para o sucesso na Implementação do TPM e Polivalência;
- Promover o Benchmarking Interno e Externo;
- Implementar o Controle através de Indicadores relevantes e que realmente sejam administrados;
- Determinar Metas especificas e alcançáveis;
- Conferir a efetividade das estratégia, processos e serviços de manutenção por meio de Avaliação e Auditorias.
No caso da ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO, o seu papel estratégico é a confiabilidade. Para isso, deve aperfeiçoar as técnicas de organização, os métodos e procedimentos de trabalho e controle da performance, bem como o desenvolvimento de novas metodologias e tecnologias favorecendo a implantação das estratégias de Manutenção mais adequadas. Da mesma forma:
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- Contribui na Elaboração e Revisão dos Planos de Manutenção;
- Auxilia no Treinamento e Capacitação do Pessoal da Manutenção;
- Define, sistematiza e implementa Análises de falha;
- Realiza acompanhamento de custo do ciclo de vida dos ativos e de investimentos;
- Propõe e embasa tecnicamente os Comentários de novos projetos e modificações;
- Fornece soluções como a utilização do RCM – Manutenção Centrada em Confiabilidade;
- Otimiza e adequa a Estruturação dos Padrões, Procedimentos e Documentação Técnica.
Já o papel estratégico do PCM é otimizar os recursos, para que isso seja efetivo deve realizar o planejamento, a programação, a coordenação e o controle dos serviços da Manutenção. Para tanto o PCM atua a partir de metas especificas, gera planos de trabalho detalhados, sistematiza a medição de parâmetros que agregam valor ao processo, atinge ou supera os resultados estabelecidos e implementa ações necessárias para corrigir desvios a fim de estabilizar os processos e praticar melhorias. Assim, o trabalho do PCM evolve:
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- Padronização do Trabalho a ser executado;
- Realização do Planejamento e Programação antecipando o trabalho futuro;
- Implementação de uma sistemática de controle para o acompanhamento e monitoramento da execução do trabalho e avaliação do desempenho do técnico;
- Participação na gestão do almoxarifado visando a alocação dos recursos e dos materiais necessários;
- Utilização de Sistema de Gestão de Manutenção Computadorizado para a centralização das informações e criação de um banco de dados confiável e de fácil acesso.
O papel estratégico dos TÉCNICOS é a disponibilidade, assim, o ponto de partida para que isso aconteça é investir no aperfeiçoamento dos profissionais tanto a nível técnico como comportamental com o objetivo de que compreendam o que é agregar valor aos clientes através da eliminação de desperdícios. Além disso, ter processos efetivos e simples para que todos façam pleno uso dos recursos disponíveis. As atividades dos Técnicos englobam:
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- Execução das intervenções respeitando o tipo de manutenção adequada à resolução do problema, ou seja, Preventiva, Preditiva, Programadas, Corretiva de Emergência, Rotas de Inspeção.
Para isso deve ter apropriação das informações e acesso fácil a um histórico confiável bem como desenvolver seus conhecimentos e habilidades para usar as funcionalidades do software como um especialista.
Como já destacamos anteriormente, as pessoas são essenciais para alcançar o propósito da manutenção. Portanto, a clareza e a adequada definição dos papéis estratégicos e suas funções dentro da manutenção são fundamentais para garantir o desempenho da manutenção
Dica Gênesis para o Gestor
Gestores e líderes devem desenvolver sua visão sistêmica para que consigam construir uma manutenção estratégica, capaz de fornecer serviços de alto valor agregado aos seus clientes, contribuindo de forma significativa para o aumento do desempenho da manutenção e, consequentemente, para a sustentabilidade e lucratividade da organização.