A Manutenção ainda é percebida como um “mal necessário” em muitas organizações. Essa visão míope impede a alta administração e os outros setores de enxergar os profissionais de Manutenção como pessoas que pensam e agem estrategicamente. Entretanto, com a necessidade latente das empresas alcançarem o equilíbrio entre o máximo desempenho, menor risco e custo durante o ciclo de vida do ativo, essa mentalidade vem se modificando. Existem empresas que já reconhecem a Manutenção como responsável em manter e garantir a confiabilidade dos equipamentos, melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos.
Acompanhe a evolução do processo de Manutenção e mindset change (mudança de mentalidade) nas últimas décadas:
1940 a 1955: Se quebrar, a gente conserta!
Limpeza não sistemática
Lubrificação não sistemática
Corretiva de emergência – intervenção após avaria
1955 a 1975: Vamos evitar paradas imprevistas!
Manutenção baseada no tempo – trocas e reformas periódicas
Rotinas de manutenção preventiva e lubrificação
Sistema de planejamento e controle do trabalho
Manutenção Produtiva Total – TPM
Maior controle dos custos de manutenção
1975 a 2000: Vamos prevenir e encontrar a causa dos problemas!
Manutenção baseada em condição – inspeção equipamento parado e em funcionamento
Rotinas de Manutenção Preditiva – monitoração subjetiva, objetiva e contínua
Controle inicial, projetos visando a confiabilidade e mantenabilidade
Ênfase em segurança, saúde e meio ambiente
Análise do modos e efeitos das falhas – FMEA
Manutenção Centrada em Confiabilidade – RCM
Gerenciamento de manutenção informatizado
2000 a 2015: Somos parte da solução do início ao final do ciclo de vida do ativo!
Manutenção como fonte de resultado – maximizar o OEE
Análise de Mantenabilidade, Disponibilidade e Confiabilidade – RAM
Custo do Ciclo de Vida dos Ativos – LCC
Avaliação do ciclo de vida do ativo baseado no risco
Ênfase na Automação dos processos e equipamentos
2015 em diante: Agregamos valor ao negócio e praticamos a melhoria continua!
Alinhamento estratégico da Manutenção com objetivos organizacionais
Gestão de Ativos
ISO 55.000, ISO 55.001 e ISO 55.002
Pensamento Lean aplicado a Manutenção – Lean Maintenance
Ênfase na Manutenção Remota e Mobilidade
Compreensão da interdependência entre setores da organização
Certamente, o maior ganho em conhecermos a evolução do processo da Manutenção e a mentalidade que está associada as suas fases, é sermos capazes de identificar aonde estamos e conseguir definir aonde queremos chegar. Com isso, traçar um plano de ação capaz de eliminar os gap’s encontrados e alcançar os objetivos e metas estabelecidas.
Dicas GÊNESIS para o Gestor:
- Fique atento e reconheça as suas melhores práticas.
- A Manutenção pode ser protagonista da mudança, aperfeiçoando e adotando novas práticas e técnicas para evitar as falhas e paradas de equipamentos.
- O ponto forte na manutenção de classe mundial consiste na mobilização, integração e parceria desenvolvida entre as equipes de manutenção, operação e gerenciamento.