Manutenção e o Cultivo de Hábitos de Excelência

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Para James Clear autor do livro Hábitos Atômicos “Todas as grandes coisas vêm de pequenos começos. A semente de todo hábito é uma decisão única e minúscula. Mas à medida que essa decisão é repetida, um hábito brota e se fortalece. ”

A partir dessa afirmação, podemos entender que para construir e fortalecer um novo hábito é fundamental a disposição de dar o primeiro passo e depois decidir continuar reafirmando a importância de cada um dos próximos passos.

Isso, porque o hábito é um comportamento que vai se integrando a rotina e por sua continua repetição vai tornando nossa maneira de agir cada vez mais automática e simples. Por exemplo:

  • Dia 1- “Hoje eu vou preencher todas as informações solicitadas nas ordens de serviço da manutenção. ”
  • Dia 2 – “Apesar da correria, hoje eu vou preencher todas as informações solicitadas nas ordens de serviço de manutenção. ”Dia
  • Dia 3 – “Nunca me disseram para que servem essas informações que registro, mas, hoje eu vou preencher todas as informações solicitadas nas ordens de serviço da manutenção. ”
  • Dia 4 – “Muitos colegas deixam para fechar as OS só no final da semana, mas, hoje eu vou preencher todas as informações solicitadas nas ordens de serviço da manutenção. ”
  • Dia 5 … 6 … 7 … 1997 … compreende qual é o propósito e decide repetir o comportamento de preencher todas as informações solicitadas nas ordens de serviço da manutenção. ”

Com certeza, serão várias as “vozes” internas e externas que buscarão pretextos para desistirmos e nos farão duvidar da necessidade de construir um novo hábito de excelência na manutenção, mesmo que favoreça o bem-estar pessoal e profissional e a sustentabilidade da empresa na qual estamos inseridos.

Geralmente, o caminho para a construção de um novo hábito está mais ligado a repetição (prática contínua) do comportamento desejado do que ao tempo que esse comportamento irá levar para se tornar parte de nossa rotina.

É muito importante explicar a razão pela qual se implementa e/ou se fortalece um novo hábito, já que isso envolve revisitar sua maneira única de ser, suas características pessoais, sua identidade como ser humano, tudo isso para que você possa fazer um auto investimento em quem você quer ser.

Lembre-se, modificar comportamentos já existentes é difícil porque exige e nos impulsiona a reavaliar a qualidade dos relacionamentos e atitudes, adquirir novos conhecimentos, analisar e transformar uma rotina, a princípio, segura.

Além disso, em muitos locais de trabalho existe a crença de que “fazer sempre tudo do mesmo jeito irá garantir que tudo sempre dará certo” e, se alguma coisa der errado, o problema é a pessoa que faz e não a forma de fazer.

Por isso, é essencial possuir um propósito claro e um objetivo consistente compartilhado por todos os membros da equipe de manutenção, pois, depois que as pessoas interiorizam um hábito de excelência, ele se tornará um comportamento automático. Salientamos que, muitas vezes, é produtivo implementar um novo hábito baseado em um bom hábito já existe, no sentido de melhorar a forma de pensar e agir.

Assim, quando bons hábitos estiverem consolidados na manutenção, exemplos:

  • Praticar o propósito da manutenção;
  • Escutar de forma ativa as pessoas;
  • Preencher com precisão os dados solicitados nas ordens de serviços;
  • Analisar e transformar os dados e fatos registrados em informações e conhecimentos para criação de um histórico de equipamentos confiável para todos os membros da equipe de manutenção;
  • Acessar o histórico dos equipamentos e o arquivo técnico antes de realizar uma intervenção em um equipamento;
  • Fazer uso dos indicadores de desempenho para tomar decisões e implementar estratégias e ações seguras.

Ou seja, quando algumas maneiras certas de proceder fizerem parte da rotina, além de controlar o dia a dia do processo de manutenção, também, irão auxiliar a equipe de manutenção a preservar parte de sua energia física e mental para optar por alternativas mais corretas e seguras para situações mais complexas, visando melhores resultados.

Dessa forma, toda a equipe de manutenção (Gestores, PCM, Técnicos e Engenharia) devem construir o hábito da proatividade, iniciando por pequenas e contínuas melhorias em direção a novos hábitos de excelência para que a potência dos profissionais seja transformada em resultados potencializados.

Por exemplo, se existe uma sistemática de trabalho implementada para a manutenção corretiva (meta, controles, padronização, planos otimizados, processos ágeis e enxutos, estratégias bem definidas, pessoas capacitadas e comprometidas…), ou seja, se a rotina está dominada, começa a se tornar possível almejar melhores resultados através da manutenção planejada baseada no tempo e na condição.

Portanto, se por um lado, é essencial o controle da rotina para assegurar o cumprimento dos processos diários da manutenção a fim garantir a previsibilidade das ações e dos resultados, por outro lado, é de suma importância controlar e gerenciar a melhoria para garantir a competitividade e obter resultados de excelência para o negócio.

 

Dica Gênesis para o Gestor:

Gerenciar a Rotina (Previsibilidade). Exemplos:

  • Gerenciamento dos resultados da Manutenção;
  • Estrutura da Manutenção;
  • Adequação dos TAG e Modo de Falha;
  • Revisão dos Planos de Manutenção;
  • Revitalização do 5S nas Oficinas.

Gerenciar a Melhoria (Competitividade). Exemplos:

  • Reestruturação do PCM alinhado a Engenharia de Manutenção;
  • Revisão da Criticidade dos Equipamentos;
  • Desenvolvimento e Formação da Equipe;
  • Gerenciamento da Informação;
  • Tratamentos das Falhas – Causa Raiz.

 

Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

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