Para John Maxwell, escritor e conferencista norte-americano, “As pessoas que alcançam seu potencial pensam em aperfeiçoamento”.
Certamente, o desenvolvimento profissional está intimamente ligado a uma preparação adequada e a disponibilidade da pessoa em enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades de aprender e colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante seu ciclo de aprendizado.
O desenvolvimento das pessoas faz parte de um processo de aprendizagem e melhoria contínua, tanto profissional quanto pessoal. É importante equilibrar comprometimento, tempo e esforço para aquisição, assimilação e aprimoramento de conhecimentos, habilidades e atitudes tão indispensáveis para o desempenho profissional.
Ou seja, o aperfeiçoamento de competências técnicas e comportamentais prepara, transforma e diferencia os profissionais e os ajuda a construir uma carreira sólida com conhecimentos teóricos e práticos adequados ao seu momento profissional.
Os profissionais precisam estar aptos a: identificar as oportunidades em sua área; definir objetivos e metas de aprendizado; planejar sua carreira; estar atento e aproveitar os treinamentos disponibilizados; reconhecer e eliminar seus gap’s de conhecimento; conhecer e analisar as melhores práticas, seja em seu local de trabalho ou por meio de benchmarking; desenvolver e melhorar habilidades.
Também, é necessário gestores e lideranças entenderem que o desenvolvimento dos profissionais da manutenção reflete na qualidade, segurança e produtividade de seus serviços. Logo, o resultado é a garantia da confiabilidade, disponibilidade e performance dos equipamentos e instalações, consequentemente, melhoria da competitividade e sustentabilidade do negócio.
Então, um dos caminhos para aumentar a qualidade, segurança e produtividade da manutenção é investir no aperfeiçoamento técnico e comportamental das pessoas envolvidas nesse processo.
Um dos primeiros passos será compreender que a equipe de manutenção precisa ser multidisciplinar, ou seja, para entregar serviços de alto valor agregado e resolver problemas encontrados na execução de atividades diárias, precisam atuar de forma integrada contando com conhecimentos especializados e complementares.
Para focalizar a energia e recursos disponíveis em educação/treinamentos de forma eficiente e bem sucedida, é inecessário:
- Mapear os conhecimentos, habilidades e atitudes específicas de cada função;
- Analisar as necessidades e os gaps de conhecimento e habilidades das pessoas;
- Elaborar uma matriz técnica e programação de capacitação.
Nesse contexto, o indicado é iniciar com as necessidades latentes, dessa forma, a aprendizagem transforma-se em resultado prático. Por exemplo, vamos supor que sua empresa esteja com alta taxa de falhas em um tipo específico motor. Se focar em desenvolver os técnicos de manutenção para esse tipo de atividade, certamente, muitos dos problemas serão reduzidos.
Da mesma forma, é essencial fazer parcerias com fornecedores ou entidades de ensino, pois possuem saberes específicos e estarão prontos para auxiliar, muitas vezes sem custo.
Também é indicado desenvolver procedimentos de manutenção focados em atividades de rotina e críticas. Esses documentos devem apresentar o método de execução com os materiais, ferramentas e peças necessárias, bem como os aspectos de segurança, as orientações com parâmetros das atividades e as respectivas fotos e indicações.
Por fim, fazer capacitação on the job com base nos manuais dos equipamentos e promover seminários técnicos com foco nos equipamentos críticos. Dessa forma, incentivar os membros da equipe de manutenção
A formação de uma equipe de manutenção eficaz é o ponto-chave para manter os processos sem desperdícios e assim obter o pleno aproveitamento do potencial das pessoas em prol do máximo desempenho e satisfação dos clientes.
Com base nessa definição, vamos construir a razão de ser de uma equipe de manutenção de alta performance.
- Está focada para atingir o mesmo objetivo, assim tem a compreensão do que se pretende alcançar, ou seja, objetivos claros e específicos mantêm a equipe engajada.
- Conhece, entende e desempenha suas funções, consequentemente, coopera para melhorar os resultados individuais, da manutenção e da empresa.
- Está disposta a compartilhar conhecimentos e práticas profissionais de forma integrada, contribuindo para implementar soluções eficazes e alcançar resultados extraordinários.
- Está comprometida e sente-se responsável pela obtenção de resultados, pois atua com rigor e disciplina, mas a diferenciação está na paixão pelo que faz.
Além disso, os membros da equipe estão unidos, se entendem, colaboram mutuamente, usam sua criatividade e desenvolvem habilidades em prol da resolução de problemas.
Portanto, é importante atuar na gestão de pessoas com foco em aprimorar a formação técnica e comportamental dos profissionais, fortalecer o trabalho em equipe, manter o canal de comunicação aberto e aplicar a gestão de desempenho.
Dicas Gênesis para o Gestor:
A gestão do desempenho diz espeito a um processo continuado de identificar, mensurar e desenvolver a fim de melhorar o desempenho de cada membro da equipe de manutenção.
É um processo que ajuda a promover uma cultura de melhoria e incentivar cada profissional de manutenção a aprimorar suas competências e o seu desempenho.
Geralmente, a gestão do desempenho é realizada em períodos específicos através da análise de metas e competências alinhadas com o time de manutenção e aos objetivos estratégicos da organização, pois possui papel fundamental na melhoria do desempenho individual e coletivo
Alguns tipos de avaliação de desempenho são: avaliação de desempenho da equipe; auto avaliação; avaliação de desempenho individual; avaliação 360º; avaliação por competência; avaliação por metas e resultados; avaliação de desempenho do líder ou superior.
Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias