Manutenção Lean: Líderes de Manutenção e Escolhas

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Peter Drucker afirma: “Para mim, os líderes mais eficazes nunca dizem “eu”. E não é porque treinaram para nunca dizer “eu”. Eles não pensam em “eu”. Eles pensam em “nós”, pensam em “equipe”. Eles aceitam responsabilidades e não a evitam, mas ”nós” recebe o crédito…É isso que cria confiança, que permite que as tarefas sejam realizadas”.

Nota-se que o Líder escolhido pela maioria dos liderados é aquele que coopera para que as pessoas ampliem seus conhecimentos, competências e práticas. Na Manutenção isso não é diferente, assim, esse agente da liderança para ser efetivo deve estar presente aonde as coisas realmente acontecem para ver, ouvir e compreender como sua equipe de manutenção está desempenhando suas funções com os recursos disponibilizados por sua gestão.

Aqui não se trata de apontar culpados e, sim de que gestores e líderes sejam conscientes que o pessoal da manutenção precisa estar preparado e munido das condições necessárias para fazer certo da primeira vez e no momento certo, incluindo nessa equação, no lugar certo e com as ferramentas certas.

Isso significa que toda equipe de manutenção deve estar comprometida com o propósito e as metas da manutenção, ou no mínimo, que cada membro do time saiba responder com convicção: Porque escolhi estar aqui?

Afinal, tudo se trata de escolhas! Inclusive, quando você se isenta de escolher.

Deste modo, é escolha de cada profissional que compõe a manutenção se preparar para empregar seus conhecimentos, habilidades e atitudes com responsabilidade e autonomia para cumprir os objetivos que são de todo time da manutenção.

Já o líder de manutenção deve estar ciente de que sua escolha envolve estabelecer metas claras e especificas, porque para que sejam atingidas ou superadas é essencial que não exista espaço para múltiplas interpretações. Por esse motivo, os ruídos na comunicação, detectados ao longo do processo de manutenção, necessitam ser eliminados, visando a coesão da equipe e harmonia do ambiente de trabalho.

Uma das características mais importantes de um líder é a coerência entre teoria e prática (o falar e o agir), por isso, usar a velha máxima “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço ” não pode ser a sua opção.

O que precisamos ter em mente é que o líder representa os anseios e as necessidades de uma parcela expressiva de pessoas e, geralmente, toma as decisões que contribuem para o bem-estar delas. Em contrapartida, os liderados depositam sua confiança e apoio nesse líder para que ele defenda seus interesses.

Na área de manutenção, essa ideia permanece praticamente a mesma, de tal modo, encontramos líderes de manutenção que:

  • Atuam de forma inovadora, criativa e assertiva nos momentos decisivos.
  • Inspiram o respeito mútuo, a cooperação e o autoconhecimento.
  • Fornecem as condições para que a equipe de manutenção pratique a aprendizagem e melhoria continua cotidianamente.
  • Contribuem para a mentalidade de crescimento, possibilitando ao time de manutenção enxergar, a partir da análise dos problemas, as oportunidades da cocriação de soluções.
  • Representam a equipe de manutenção (interesses e necessidades) junto as demais áreas e a alta administração da organização.
  • Incentivam Benchmarking e implementam as melhores práticas.

Fique ligado, não estamos pregando que o desenvolvimento seja apenas comportamental, até porque o verdadeiro líder investe no seu próprio aperfeiçoamento técnico bem como de seus liderados, pois sempre escolhe os melhores e mais preparados para integrar a equipe de manutenção.

Lembre-se, o desenvolvimento integral dos profissionais de manutenção é essencial para que pensem de forma ágil e enxuta, a fim de garantir que a manutenção seja reconhecida como uma manutenção que gera valor e é valorizada.

 

Dica Gênesis para o Gestor:

Então, trilhar o caminho para o resultado de excelência exige que a liderança compreenda o universo organizacional de alto nível porque, para manter as empresas sustentáveis, necessita possuir estratégias que agregam valor a todas as partes interessadas, processos ágeis e enxutos de máxima eficiência e pessoas com a mentalidade de crescimento, capazes de “enxergar” nos desafios a motivação para a resolução de problemas e a melhoria contínua dos resultados.

 

Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

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