Onde empregar recursos e estratégias no processo de Manutenção?

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Para definir onde empregar recursos e estratégias no processo de manutenção, é essencial compreender o significado desses conceitos:

RECURSOS: meio para atingir objetivos e manter as operações

Recursos são todos os elementos que a manutenção utiliza para operar e atingir seus objetivos. Eles podem ser:

  • Tangíveis: equipamentos, máquinas, estoques, instalações, veículos e matérias-primas.
  • Intangíveis: marcas registradas, patentes, direitos autorais, conhecimento especializado e reputação.

Além disso, os recursos incluem aspectos financeiros, humanos, mercadológicos, informacionais e naturais, todos efetivos para garantir eficiência operacional, competitividade e sucesso nos resultados da manutenção.

Para que um recurso ou uma combinação deles (como profissionais qualificados, tecnologia, estoques otimizados e metodologias avançadas) seja utilizada de forma eficaz, é fundamental planejar, organizar e controlar sua aplicação. Isso evita desperdícios e melhora o desempenho, reduzindo custos e riscos.

O autor Scott Sonenshein, no livro Stretch: Desbloquear o poder de menos – e alcançar mais do que você imagina, destaca que empresas bem-sucedidas sabem extrair o máximo valor de seus recursos, criando oportunidades mesmo diante de limitações.

Essa ideia reforça a importância de contar com lideranças capacitadas para fornecer e gerir recursos adequadamente, bem como equipes técnicas aptas a utilizá-los de maneira inteligente e produtiva.

Igualmente, a manutenção deve utilizar seus recursos de forma eficaz, mapear seus processos, executar as intervenções de modo efetivo e manutenções que contribuam para o aumento da disponibilidade dos equipamentos e otimização dos custos.

ESTRATÉGIA: descreve como os fins (metas) serão alcançados pelos meios (recursos)

Estratégia é um plano antecipado para competir e obter sucesso. Ela orienta as políticas, objetivos, metas e ações de uma organização, promovendo vantagem competitiva ao minimizar incertezas e maximizar informação confiável.

Segundo Vicente Falconi Campos (1996), estratégia é a “arte de explorar condições favoráveis para alcançar objetivos específicos”. Sob essa perspectiva, a estratégia de manutenção precisa estar alinhada ao planejamento estratégico do negócio, gerando valor para todas as partes interessadas: clientes, acionistas, funcionários e sociedade.

Os gestores e equipes de manutenção devem compreender o desempenho e retorno financeiro esperados pela empresa, desenvolvendo uma visão global do processo de manutenção. Isso permite otimizar recursos, priorizar ações e engajar a equipe.

Mas, por que a manutenção precisa ser estratégica?

Porque a disponibilidade e performance dos equipamentos impactam diretamente na qualidade dos produtos, na produtividade e na competitividade da empresa. Uma estratégia bem definida aumenta a confiabilidade dos ativos e prolonga seu ciclo de vida.

Assim, os recursos e estratégias estão interligados de forma essencial: os recursos viabilizam a implementação das estratégias, enquanto as estratégias direcionam a alocação eficiente dos recursos. Sem recursos adequados, a melhor estratégia se torna inviável. Da mesma forma, recursos sem uma estratégia bem definida podem ser desperdiçados ou subutilizados.

A sinergia entre recursos e estratégias ocorre por meio de:

  • Otimização do uso dos ativos: garantir que cada recurso seja utilizado no momento certo e na quantidade necessária.
  • Tomada de decisão baseada em dados: monitoramento contínuo para ajustar a alocação de recursos conforme a necessidade operacional.
  • Adoção de tecnologias inteligentes: CMMS, IoT e Machine Learning para prever falhas e melhorar a gestão dos ativos.
  • Capacitação da equipe: garantir que os profissionais tenham as competências necessárias para executar a estratégia com excelência.

Quando há um alinhamento claro entre os recursos disponíveis e as estratégias definidas, a manutenção se torna um diferencial competitivo para a empresa, melhorando a confiabilidade dos ativos, reduzindo custos e otimizando a produtividade.

A aplicação de recursos e estratégias na manutenção depende de múltiplos fatores, como o setor industrial, a criticidade dos ativos, o nível de maturidade da gestão e os objetivos estratégicos da empresa. Em vez de buscar uma resposta fixa, a melhor abordagem é adotar um modelo de gestão flexível e orientado por dados e fatos confiáveis, permitindo ajustes contínuos conforme as necessidades e desafios surgem.

A discussão sobre recursos e estratégia leva, automaticamente, às boas práticas de gestão. Para aplicar recursos e estratégias corretamente, é essencial:

  • Diagnosticar problemas antes que se tornem falhas graves;
  • Identificar fatores que afetam desempenho e resultados;
  • Analisar dados e fatos para embasar decisões assertivas.

Portanto, a decisão sobre onde empregar recursos e estratégias deve ser baseada em um diagnóstico estruturado, prático e completo, capaz de gerar clareza da situação atual, um roadmap, um plano de aprimoramento e um relatório para consultas e direcionamentos.

Também, considerando o grau de maturidade da manutenção, avaliação dos processos de manutenção, processamento de indicadores de desempenho, custo-benefício e confiabilidade dos ativos. Isso garante que a manutenção seja sempre um diferencial competitivo e agregue valor ao negócio.

Com base em uma fonte de informações confiável e processadas corretamente, recursos e estratégias podem ser aplicados de forma única ou simultânea em pontos chave, tais como:

  • Desenvolvimento de competências (capacitação da equipe);
  • PCM e CMMS (Planejamento e Controle da Manutenção e Sistemas Informatizados);
  • Gerenciamento de materiais e terceiros (logística e suprimentos);
  • Manutenção preventiva e preditiva (monitoramento e análise de condição);
  • Engenharia de Manutenção e Confiabilidade (estratégias de longo prazo);
  • TPM e Gestão de Ativos (Total Productive Maintenance e ISO 55000);
  • Manutenção Lean (eliminação de desperdícios e otimização de processos);
  • CAPEX e OPEX (investimentos e custos operacionais).

Apesar da limitação dos recursos, quanto mais preciso for o processamento de dados e o objetivo a ser alcançado mais potencializada será a estratégia e mais otimizados serão os recursos. A gestão eficaz da manutenção é o caminho para reduzir custos, melhorar desempenho e garantir a sustentabilidade do negócio.

Dica Gênesis para o Gestor:

O Papel da Liderança no fornecimento de Recursos e cocriação de Estratégias é fundamental.

A liderança tem um papel crucial na disponibilização eficiente dos recursos e na formulação de estratégias alinhadas às necessidades da manutenção e aos objetivos da organização. Para isso, os líderes devem:

  • Garantir o acesso a recursos essenciais: desde tecnologia e capacitação até ferramentas e materiais adequados.
  • Eliminar barreiras organizacionais, facilitando processos e otimizando investimentos.
  • Incentivar a participação da equipe na definição das estratégias, promovendo um ambiente colaborativo e utilizando metodologias como Kaizen e A3 Thinking.
  • Desenvolver uma cultura de melhoria contínua, incentivando a inovação e o uso de dados para embasar decisões.
  • Ao atuar dessa forma, os líderes transformam a manutenção em um setor estratégico, capaz de maximizar a eficiência operacional e agregar valor ao negócio.

Além disso, para focalizar a energia e recursos disponíveis, é importante:

  • Mapear os conhecimentos, habilidades e atitudes específicas de cada função;
  • Analisar as necessidades e os gaps de conhecimento e habilidades das pessoas;
  • Elaborar uma matriz técnica e programação de capacitação.

Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

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