Você já fez o Planejamento Estratégico da Manutenção para 2019? Ainda dá tempo, confira as dicas que preparamos! Relembrando, o Planejamento Estratégico é o processo de definir objetivos e formas para alcançá-los, determinando as ações, os responsáveis e os prazos. Para dar início ao Planejamento Estratégico da Manutenção é imprescindível revisitar a missão, visão, valores, objetivos e metas de sua empresa e, a partir disso, será possível alinhar o propósito da Manutenção a fim de agregar valor ao negócio.
- Para elaborar o Planejamento Estratégico da Manutenção é fundamental:
Definir o objetivo da Manutenção para chegar aos resultados almejados;
Conhecer, compreender e analisar o contexto atual considerando o ambiente interno e externo da empresa, bem como da Manutenção;
Examinar as alternativas de ação e determinar a melhor estratégia para alcançar o objetivo;
Desdobrar a estratégia em um plano de ação, implementá-lo e avaliar as entregas e seus resultados.
Aprender com todo este processo.
Melhorar de forma contínua.
- Lembre-se, o objetivo é um lugar almejado, assim, se torna fundamental limitar a quantidade de objetivos e ser claro em sua divulgação, pois quanto mais pessoas compreenderem o que está sendo proposto, mais aderência e engajamento você irá conseguir.
Compreenda que a estratégia é um plano antecipado do que fazer para competir e ser bem-sucedido, então inclui as metas e os passos para chegar ao objetivo. As metas devem ser quantitativas e/ou qualitativas para sua realização e revelam os resultados a serem alcançados.
Conheça o seu ponto de partida, o ambiente externo e interno da Manutenção:
Externo: mostra o que é possível fazer dentro do contexto organizacional e de mercado.
Interno: permite identificar o que é possível fazer e com que qualidade estamos atendendo as demandas.
- Para determinar as estratégias alinhadas as perspectivas da Manutenção, trace o plano de ação e monitore todo o processo para tomar decisões assertivas. Considere os seguintes elementos:
Metas reais e seus próprios planos estão relacionadas, juntamente com um orçamento para sustentar as ações. Também projetos mais importantes e essenciais para o alcance das metas.
Estratégias incluem ações de curto, médio e longo prazo, focalizando esforços e recursos bem como indicam os direcionadores para atingir a visão coerente com a missão, os valores e fatores de sucesso da manutenção.
Propósito reflete a visão, missão, posicionamento, valores e a abrangência da manutenção.
Capacitação é o ponto-chave porque permite desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes para efetividade do planejamento estratégico, pois são pessoas capacitadas e mobilizadas com competências gerenciais, técnicas e operacionais que irão garantir o perfeito funcionamento dos equipamentos visando os melhores resultados com o menor custo.
Dicas GÊNESIS
- Uma equipe capacitada e mobilizada é o diferencial na elaboração e cumprimento do Planejamento Estratégico da Manutenção.