Junho de 2019
A Manutenção Lean aplica os princípios do pensamento Lean ao processo de manutenção. O objetivo é construir soluções e práticas para a gestão de uma manutenção eficaz, através da eliminação dos desperdícios no ambiente de manutenção para entregar serviços de alto valor agregado aos seus clientes (menos desperdícios e mais valor agregado).
Destaca-se que a implementação do Lean na Manutenção deve respeitar as especificidades deste processo, portanto, as aplicações dos princípios da manufatura enxuta precisam ser adaptadas e não executadas de forma direta.
Para aplicar os princípios do pensamento Lean à Manutenção é essencial criar mais valor para os clientes com menos recursos. Assim, pensar de forma enxuta compõe: especificar o valor; identificar o fluxo de valor dos serviços ou produtos; eliminar as etapas que geram desperdícios; fazer com que as etapas que agregam valor fluam; fazer que o produto ou serviço seja “puxado” pela demanda e gerenciar para a busca da perfeição.
A Manutenção atende à unidade fabril como um todo, de tal modo, pode-se considerar que os clientes externos da manutenção são todas as demais áreas que compõe a organização, sem esquecer seus clientes internos. A partir da definição clara de quem são os clientes da manutenção, torna-se necessário especificar o que é valor para cada um deles, a fim de fornecer serviços de alto desempenho, sem incidência de desperdícios.
Os desperdícios no âmbito da Manutenção são:
TRABALHO IMPRODUTIVO – Execução de qualquer atividade que não acrescente valor ao serviço.
MOVIMENTAÇÕES DESNECESSÁRIAS – Qualquer movimento que não agrega valor.
MÁ UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS – Quando não há necessidade da manutenção ocorrer, operação incorreta.
TEMPO DE ESPERA – Tempo em que se aguarda algum tipo de recurso para planejamento, programação e execução de uma atividade de manutenção.
REPETIÇÃO DE TRABALHO – Execução de uma mesma tarefa ou de outra adicional, devido a trabalhos mal realizados.
GESTÃO DE DADOS INEFICAZ – Dados que geram informações irrelevantes ou equivocadas para processo de manutenção.
MÁ GESTÃO DO INVENTÁRIO – Materiais acima ou abaixo do mínimo para executar do trabalho.
MAU APROVEITAMENTO POTENCIAL HUMANO – O talento das pessoas não é aproveitado e não gera valor.
Lembre-se, a solução tradicional é aplicar as ferramentas Lean de forma isolada, desta forma, o resultado acaba sendo pontual. Já com o desenvolvimento de um sistema de gestão da manutenção eficaz, aonde sabe-se exatamente a função de cada ferramenta Lean e a interação entre elas, pode-se obter um melhor resultado de forma contínua.
Dicas GÊNESIS para o Gestor:
Conheça algumas ferramentas utilizadas na Manutenção Lean:
- Planejamento Hoshin Kanri: Direcionamento da utilização dos recursos, visando o alcance das metas prioritárias e melhoria da organização.
- Voz do Cliente – VOC: Identificação das necessidades e o grau de satisfação dos clientes quanto ao serviço prestado, auxiliando no diagnóstico.
- Mapeamento de Fluxo de Valor – MFV: Análise e planejamento dos processos, a fim de identificar as oportunidades de melhorias.
- Desenvolvimento da equipe: Criação de condições das pessoas de analisarem suas posturas e atuações como membros da equipe, o seu grau de comprometimento.
- Trabalho Padronizado: Desenvolvimento, confirmação e melhoraria dos processos ou conjuntos de ações com uma meta determinada claramente.
- Manutenção Centrada em Confiabilidade: Validação das estratégias e técnicas aplicadas, visando o aumento de performance dos sistemas e otimização dos custos.
- Kaizen: Melhoria contínua da produtividade, permitindo reduzir os custos e aprimorar a aplicação dos recursos disponíveis.
- Poka Yoke: Prevenção, detecção e/ou remoção de defeitos, através de mecanismos simples de baixo custo a prova de erros.
- Relatório A3: Análise e solução de problemas, através da identificação da situação atual, a causa raiz, as alternativas e a implementação de ação.
- Indicadores Balanceados de Desempenho – BSC: Metodologia de medição e gestão de desempenho: pessoas, processos internos, clientes, financeiro.
Estamos com as inscrições abertas para a 3ª Edição do Curso Manutenção Lean: Soluções e Práticas para a Gestão de uma Manutenção Eficaz
Nesta edição trabalharemos a aplicação do pensamento Lean impactando diretamente no processo de Manutenção, e todos os ganhos que ele pode gerar para o setor.
O curso ocorre em 2 encontros nos dias 23 e 24 de Julho (Terça e Quarta – Feira) em Porto Alegre/RS das 08:00 às 17:00, o investimento é de 3x R$375,00. Confira o Programa Completo:
3ª Edição do Curso Manutenção Lean: Soluções e Práticas para a Gestão de uma Manutenção Eficaz
OBJETIVO
Apresentar a aplicação da filosofia Lean na Manutenção, a fim de construir soluções eficazes para a maximização da produtividade e a melhoria da qualidade, através da eliminação dos desperdícios no processo de manutenção. Abordar os aspectos fundamentais para entregar serviços de manutenção de alto valor agregado aos seus clientes
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Tecnologias inovadoras de Gestão
- Princípios do modelo Toyota: 4P´s
- Pensamento Lean
- Mudança de Mindset na Manutenção
- Plano de Negócio Canvas da Manutenção
- Mapeamento do Fluxo de Valor na Manutenção
- 8 Desperdícios da Manutenção
- Sistema de Gestão da Manutenção Lean
- Ferramentas Lean aplicadas na Manutenção
- Hoshin Kanri e A3
- Análise de Falha e Kaizen
- Gestão Visual orientada pelo Ciclo PDCA
- PCM alinhado ao Lean
- Liderança e Equipe Lean
DESTAQUES
Lean Thinking, Canvas na Manutenção, 8 desperdícios na Manutenção, Hoshin Kanri, A3, Análise de Falha, Kaizen, Ciclo PDCA
INFORMAÇÕES SOBRE A CAPACITAÇÃO
Data: 23 e 24 de Julho de 2019 (Terça e Quarta – Feira)
Horário: 08:00 às 17:00
Local: Macro Office – Centro de Negócios (Rua Piauí,193, Bairro Santa Maria Goretti. Porto Alegre/RS)
Incluso: Material Didático, Coffe Break, Almoço, Estacionamento e Certificado (16h)
INVESTIMENTO
R$1.120,00
CONDIÇÕES
Parcelamento do Investimento em até 3x R$375,00 (Boleto Bancário)
À vista: 10%
Inscrições preenchendo o Formulário: Clique Aqui