Ao longo das últimas décadas, nota-se a mudança de mentalidade e a elevação no grau de exigência dos clientes seguidores em relação a procura por produtos e serviços que atendam aos seus desejos, expectativas de consumo e anseios de customização, devido a quantidade de ofertas encontradas no mercado local e global.
O acesso fácil às redes e as mídias sociais faz com que as pessoas estejam conectadas em tempo integral e as informações sobre produtos e serviços fluam em uma velocidade incontrolável, fazendo com que uma experiência boa ou ruim de consumo seja benéfica ou prejudicial para determinada empresa.
Lembre-se, o valor é percebido pelos clientes e pela sociedade, depende dos impactos positivos ou negativos que uma organização produz no meio ambiente.
Assim, enquanto alguns consumidores se preocupam com qualidade, prazo de entrega e preço, outros clientes também consideram aspectos relacionados ao quanto a empresa gera de valor aos seus funcionários, a preservação do meio ambiente do local onde está situada e a sustentabilidade do planeta.
Por esse motivo, destaca-se a importância dos profissionais ligados diretamente ao setor de manutenção desenvolverem uma visão holística, ou seja, compreensão dos fatos em sua totalidade e globalidade. Igualmente, entenderem de que forma o avanço tecnológico, a evolução do processo produtivo e as mudanças na mentalidade e no comportamento dos stakeholders influenciam no seu dia-a-dia profissional.
Além disso, para que uma empresa conquiste e satisfaça uma quantidade maior de clientes sendo competitiva e lucrativa, são pontos chave:
Estar continuamente implementando soluções tecnológicas que comprovadamente aumentem a disponibilidade e performance de seus ativos físicos.
Definir estratégias eficazes nos processos organizacionais que atendam aos requisitos de disponibilidade, produtividade, qualidade e segurança, visando manter e melhorar sua performance.
Compreender que investir no desenvolvimento das pessoas que são a organização e cujo mindset de crescimento necessita ser ativado é fundamental para alcançar metas estabelecidas a curto, médio e longo prazo.
Aliado a isso, os profissionais de manutenção devem estar preparados para atuar como protagonistas em seu próprio setor, ou seja, destacarem-se por empregar assertivamente e de forma bem-sucedida seus conhecimentos, habilidades e atitudes, porque estão comprometidos com os resultados projetados e correm riscos calculados para atingir seus objetivos profissionais e, consequentemente, organizacionais.
Os principais questionamentos que você deveria estar preparado para responder são:
Qual é o valor de seu trabalho e qual o produto de suas habilidades?
Qual é o papel da manutenção no contexto organizacional?
O que a equipe de manutenção precisa entregar?
Como é definida a criticidade e prioridade dos serviços?
Onde está sendo alocado os recursos e como estão impactando no seu dia-a-dia e no processo de manutenção?
É possível identificar o que está dando certo e o que não está?
Ocorre o registro, comunicação e entendimento da solução para que seja aplicado em atividades futuras, caso ocorram falhas parecidas (lições aprendidas)?
Os indicadores utilizados são visíveis para todos e convertidos em resolução de problemas ou melhorias?
Os feedbacks são utilizados para ajustes no processo ou somente para repreensões?
Existe maturidade na equipe para compartilhar e cocriar soluções?
Quem são os parceiros e influenciadores da manutenção?
Portanto, para gerir o setor de manutenção é essencial promover o aperfeiçoamento técnico e comportamental de seu pessoal. A finalidade será contar com profissionais que saibam claramente o que e como a manutenção deve entregar valor à empesa, garantindo a continuidade e o sucesso de projetos e metodologias de trabalho que tragam benefícios profissionais e organizacionais, como um todo harmônico e sustentável.
Dicas GÊNESIS para o Gestor:
Se pretende alinhar seus valores e propósitos aos da organização na qual vai atuar será necessário: autoconhecimento, compreensão clara de propósitos, entender e acreditar na cultura da empresa.