Manutenção e o Gestor fazendo Gestão

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Para Henry Mintzberg “Basicamente, a Gestão significa influenciar a ação. Gestão é sobre ajudar as organizações e as unidades fazerem o que tem que ser feito, o que significa ação”.

E, para fazer o que tem que ser feito com excelência é fundamental saber:

    • O que tem que ser feito?
    • Quem está apto a guiar as pessoas para fazerem o que tem que ser feito?
    • Os profissionais têm as competências necessárias e sabem o que tem que fazer para fazerem o que tem que ser feito?
    • Existe infraestrutura adequada, disponibilização de recursos e suporte para os profissionais fazerem o que tem de ser feito?
    • Qual o prazo para entregar o que tem que ser feito com qualidade, segurança e plena satisfação dos clientes?
    • Existem controles de eficiência para monitorar o que tem que ser feito (desempenho, custo, risco)?
    • As áreas que compõe a organização estão integradas e colaboram para agregar valor ao que tem que ser feito?

Por mais incrível que pareça, mesmo em um mercado repleto de clientes extremamente exigentes, de acirrada concorrência e de instabilidades sociais, culturais e econômicas, as oportunidades para agir estão a nossa volta,

Nesse contexto, se por um lado, as organizações precisam “abrir os olhos” para repensar, entender, aproveitar e elevar ao máximo a potência de seus negócios. Por outro lado, nós como pessoas ativas devemos compreender qual papel precisamos desempenhar para entregar o nosso melhor, elevar nossa disposição para aprender diariamente e fomentar nossa conexão com outras pessoas.

A empresa como um sistema dinâmico e aberto necessita que a Manutenção, assim como as demais áreas, seja gerenciada, controlada, coordenada e organizada por profissionais capacitados, confiáveis e engajados com os propósitos organizacionais para que continue rentável e sustentável.

A Gestão da Manutenção é Ação para Agregar Valor ao negócio. É o ato de gerenciar pessoas, processos, estratégias, tempo, conhecimento, inovação em prol de melhores resultados, de tal modo, deve atingir os objetivos e cumprir as metas previamente definidas pela organização na qual está inserida.

Igualmente, obter os melhores resultados com a manutenção se origina da assimilação de conhecimentos teóricos e práticos do Gestor sobre fazer Gestão, ou seja:

  • PLANEJAR -Estabelecer linhas de ação a serem seguidas para atingir objetivos preestabelecidos;
  • ORGANIZAR – Juntar os recursos essenciais para realização das atividades planejadas;
  • DIRECIONAR – Designar tarefas e responsabilidades específicas aos envolvidos, inspirando e coordenando seus esforços para transformar os planos que estão no papel em atividades concretas;
  • CONTROLAR – Avaliar o desempenho de setores específicos e da empresa como um todo e a aplicação de contramedidas, caso necessário.

Um dos pontos chave para uma gestão eficaz é ter clareza das práticas da Manutenção a fim de entender como isso contribui para:

    • Entrega de serviços de alto valor agregado;
    • Melhoria dos resultados da empresa;
    • Aumento da produtividade e qualidade dos produtos;
    • Melhoria da aplicação dos recursos, reduzindo os desperdícios;
    • Melhoria da confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos;
    • Redução dos custos de manutenção;
    • Assertividade no dimensionamento das peças sobressalentes;
    • Efetividade na comunicação entre os envolvidos no processo;
    • Desenvolvimento de uma equipe de manutenção de alta performance.

Nesse cenário, o Gestor de Manutenção juntamente com sua Equipe tem um papel importantíssimo a desempenhar, que é encontrar a solução adequada para determinado problema, utilizando o mínimo esforço e custo bem como eliminando os desperdícios de recursos.

Os desafios do Gestor de Manutenção (sim existem muitos desafios) passam por saber fazer gestão, por ser e fazer o seu melhor, mas acima de tudo, saber  o que deve fazer para cumprir sua função e se preparar para isso. Cabe destacar que muitos ruídos na comunicação e oposição a autoridade são gerados porque alguns profissionais não têm clareza a respeito de suas responsabilidades, atividades e entregas.

Vale relembrar, as responsabilidades do Gestor de Manutenção compreendem:

    • GESTÃO DA ROTINA – assegurar o equilíbrio dos processos do dia-a-dia da manutenção, a fim de garantir o cumprimento das metas e dos objetivos preestabelecidos.
    • GESTÃO DA MELHORIA – aperfeiçoamento das práticas do processo de manutenção.

Quem assume a função de Gestor tem compromissos a cumprir, isso envolve planejar, organizar, delegar, orientar, coordenar e fornecer os recursos necessários para execução de atividades. Igualmente, definir indicadores relevantes para monitorar e controlar o desempenho global da manutenção.

Por exemplo, o Gestor de Manutenção deve maximizar os resultados de excelência, para isso suas atividades precisam estar voltadas para que:

    • O Planejamento Estratégico da Manutenção esteja alinhado as diretrizes da empresa;
    • A integração entre a Manutenção e Operação e Engenharia e Suprimentos seja efetiva;
    • Os membros da equipe de Manutenção estejam conectados por um propósito e compreendam que o desempenho da manutenção é fundamental para a sustentabilidade e lucratividade do negócio no qual estão inseridos;
    • As estratégias e processos sejam conhecidos e praticados por todos com eficiência;
    • O benchmarking interno e externo seja visto como fonte de inspiração para realização de melhores práticas e para otimizar o desempenho da manutenção, consequentemente, a satisfação dos clientes.

Fique ciente, os desafios são muitos ao longo da caminhada do Gestor de Manutenção, porém, nem tanto quanto as oportunidades de melhoria que estão a sua volta que irão gerar as aprendizagens essenciais para o seu sucesso.

Portanto, Gestor de Manutenção aprenda, ensine e crie valor para sua empresa; conheça seu ambiente de trabalho; partilhe conhecimentos e práticas com as pessoas de seu time; ajude sua equipe a produzir dados confiáveis e seguros para saber quando insistir ou desistir ou realinhar projetos e estratégias; decida estrategicamente e direcione os profissionais certos para lugares certos; estude e formule argumentos fortes e críveis para justificar o investimento no desenvolvimento dos membros da equipe; entenda que o poder de convencimento se dá através da comprovação de melhores resultados obtidos por métodos e processos ágeis e enxutos; confie no time de manutenção.

 

Dica Gênesis para o Gestor:

Invista no seu autoconhecimento e descubra o que importa para você.

O Gestor fazendo Gestão da Manutenção com foco na Equipe:

    • Tem consciência de sua relevância no alinhamento dos interesses dos membros de sua equipe e os da organização;
    • Entende seu papel como líder mediador e facilitador para integrar a equipe de manutenção rumo aos melhores resultados;
    • Prática a escuta ativa, Ouve Mais e Fala com clareza e objetividade;
    • Confia e Envolve a Equipe de Manutenção na resolução de problemas.
    • Sabe que ao longo de cada dia vão surgir momentos para aprender e ensinar a fazer o que tem que ser feito;
    • Promove os sensos de pertencimento e colaboração no ambiente de manutenção;
    • Compartilha sua visão e constrói com sua equipe a Manutenção que gera valor e é valorizada.

 

Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

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