Computerized Maintenance Management System (CMMS) pode ser traduzido como Sistema de Gerenciamento da Manutenção Computadorizado.
É um sistema de gerenciamento da manutenção que utiliza um pacote de software que conserva uma quantidade de informações estruturadas e inter-relacionadas.
A finalidade de utilizar um sistema de gerenciamento da manutenção computadorizado é fazer uma gestão orientada pelos resultados cujos benefícios envolvem a economia de tempo e de investimentos, a melhoria da visibilidade e da agilidade na manutenção.
Por conseguinte, possibilita o aumento da vida útil dos ativos, a melhora do controle dos custos, a redução dos custos de inventário e o aumento da produtividade da equipe.
Também, visa garantir que as decisões sejam fundamentadas em informações confiáveis e de fácil acesso, contribuindo para sua assertividade.
Da mesma forma, colabora para que a execução das intervenções tenha qualidade, segurança e competência bem como infraestrutura e recursos adequados.
Os pontos chave do Sistema de Gerenciamento da Manutenção Computadorizado são: o CMMS atende aos requisitos para gerenciamento das atividades da manutenção; Conhecimento e domínio das funcionalidades do CMMS; Integração CMMS aos outros sistemas da organização.
Portanto, é essencial que gestores e equipe se certifiquem de que:
- O CMMS atende aos requisitos de gerenciamento das atividades da manutenção, tais como, planejamento, programação, inspeções, solicitações, manutenção corretiva e planejada, registro de execução, controle, análise e melhoria;
- Ocorra o desenvolvimento dos usuários envolvidos no processo de manutenção e partes interessadas no CMMS para que tenham pleno conhecimento e domínio das funcionalidades.
- Exista a integração do CMMS aos outros sistemas da organização, tais como: gerenciamento de materiais, planejamento da produção, gerenciamento de pessoas, entre outros.
– – –
Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias
Conheça o Curso Gestores em Manutenção de Excelência
Encontros online e ao vivo