Manutenção e o Time de alto desempenho

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Para o ex-jogador de basquete americano Michael Jordan “O talento nos garante vencer partidas.  O trabalho em equipe garante a vitória de campeonatos.”

Se uma pessoa talentosa é aquela que possui as habilidades necessárias para realizar o trabalho com sucesso … Imagine … O que aconteceria se várias pessoas com talentos complementares estivessem comprometidas e empenhadas em cumprir suas tarefas dando o seu melhor, compartilhando o mesmo objetivo e empregassem sua potência para alcançar o máximo desempenho.

Certamente, ganhar o campeonato já estaria no “papo”! Desde que essa equipe permanecesse fortemente unida e seus membros dispostos a se ajudarem mutuamente a crescer.

Logo, só vence o TIME de manutenção capaz de praticar a relação ganha-ganha. Ou seja, todos e cada um dos membros da equipe entende a importância de partilhar conhecimentos significativos, melhores práticas e as vantagens de conectarem seus esforços na conquista de um objetivo comum.

E, esse objetivo, por exemplo, pode ser traduzido no aumento da disponibilidade, confiabilidade e mantenabilidade sempre com segurança, qualidade e produtividade, contemplando os interesses das partes interessadas. A consequência disso é que tanto a área de manutenção ganha quanto a organização ganha, contribuindo para a construção de um clima organizacional permeado pela relação ganha-ganha.

Mas, o que envolve trabalhar junto?

Trabalhar junto envolve: construção diária de confiança; comunicação aberta e sincera; entender que as pessoas são únicas; padronização e registros das atividades; avaliação, valorização e celebração dos resultados.

Ao compreender que os profissionais de manutenção têm competências técnicas e comportamentais que se completam e as aplicam na resolução de problemas e/ou na implementação de melhorias, fica evidente a necessidade de que todos percebam os impactos de suas ações e como a manutenção contribui para agregar valor ao negócio.

Então, o Time de Manutenção deve compartilhar do mesmo propósito, visão, missão e valores para que as atividades desenvolvidas colaborem para entregar serviços de alto valor agregado.

Assim, cada membro da equipe  de manutenção deve saber exatamente qual é  sua função, suas responsabilidades e suas entregas, também como tudo isso reflete no desempenho da manutenção e da própria organização.

Na maioria das vezes, o efeito de processos e estratégias de manutenção planejadas, organizadas, executadas, controladas e melhoradas de maneira acertada não se resume somente ao aumento da disponibilidade de um equipamento e/ou aumento de produtividade.

Também significa que a expectativa de um cliente foi satisfeita … seja pelo uso de um meio de transporte seguro … pelo conforto térmico e de lazer … pelo consumo de um alimento saudável e de qualidade … pela capacitação para superar desafios profissionais … pela conquista de tantos outros objetivos realizada por meio da aquisição de produtos e serviços.

Por isso, a equipe de manutenção deve contar com uma estrutura ativa e apoio das lideranças, ser orientada e capacitada para aproveitar as oportunidades, ter procedimentos indicando como as coisas devem ser feitas, inclusive, para tomada de decisão segura. De tal modo, que se crie um ambiente de manutenção onde haja colaboração para que as metas e objetivos compartilhadas sejam atingidos.

Portanto, as palavras chave para uma equipe de manutenção de alto desempenho são: CONFIANÇA; SEGURANÇA; VALORIZAÇÃO; CELEBRAÇÃO; RESPEITO; CRESCIMENTO PROFISSIONAL; COMPROMETIMENTO; DISCIPLINA; RESPONSABILIDADE; ATENÇÃO AOS RESULTADOS; RELAÇÃO GANHA- GANHA; SEGURANÇA PSICOLÓGICA.

Uma coisa é certa, quanto mais os profissionais de manutenção tem clareza dos valores e do propósito do negócio no qual estão inseridos, mais corretas e alinhadas serão suas definições sobre as estratégias, processos e serviços praticados a fim de fornecer exatamente o que a organização necessita para ser sustentável e lucrativa.

Além disso, é essencial o desenvolvimento das lideranças para que se tornem líderes motivados e que saibam mobilizar seus times de manutenção para atingirem os objetivos propostos.

Da mesma forma, é muito importante estabelecer critérios para monitorar o desempenho do time de manutenção e suas práticas de trabalho.

Dica Gênesis para o Gestor:

O Gestor de Manutenção capaz de compreender que o aperfeiçoamento dos profissionais influencia nos resultados e nas entregas que garantem a eficiência empresarial, cria condições para o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes de todo o time de manutenção.

A equipe de manutenção deve estar ciente de que a confiabilidade humana é um fator significativo e contribui para o aumento da segurança, qualidade e produtividade dos serviços da manutenção.

Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

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