Manutenção Lean: Quais são os benefícios de aplicar?

Seja a primeiro a saber de tudo o que rola na Gênesis

Insira seu email e assine nossa Newsletter

Para você saber quais são os benefícios, o primeiro passo é reconhecer que a Manutenção Lean significa uma forma inovadora de pensar e agir na manutenção com foco em garantir a satisfação dos clientes e o máximo desempenho da manutenção através da aprendizagem continua de toda a equipe de manutenção.

Uma coisa precisa ficar bem clara, praticar a Manutenção Lean não é “inventar a roda novamente” ou rechaçar outros projetos e outras tecnologias de gestão ou jogar fora tudo o que já foi implantado até o momento no setor de manutenção ou partir do zero.

Praticar a Manutenção Lean envolve:

  • Compreender o propósito e a essência do setor de manutenção de sua empresa;
  • Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que a equipe de manutenção seja capaz de agregar valor para sustentabilidade da organização com foco em eliminar os desperdícios nos processos e serviços;
  • Adequar as estratégias e ações executadas pela manutenção às exigências da organização impostas pelo mercado.

Além disso, o time de Manutenção Lean precisa ser formado por profissionais proativos que estejam munidos dos recursos e a infraestrutura adequadas para atender as demandas e conduzir a aplicação dos princípios lean no processo de manutenção.

Lembre-se, pensar e agir Lean na Manutenção abrange:

  1. Definir o que é valor pela perspectiva do cliente da manutenção, especificar o que é valor para cada cliente e definir quais as estratégias, serviços e processos são necessários para entregar o que realmente o cliente quer.
  2. Mapear todas as etapas do fluxo de valor da manutenção e eliminar os desperdícios, ou seja, as atividades que não agregam valor para o cliente juntamente com seus respectivos custos.
  3. Otimizar o fluxo de valor da manutenção e realizar as atividades sem interrupção através do movimento contínuo dos serviços e informações de ponta a ponta do processo de manutenção.
  4. Implementar o sistema puxado, nada é feito pelo processo de “empurrar”, e sim move-se a partir da necessidade do cliente da manutenção pelo processo de “puxar”.
  5. Criar valor para o cliente através da melhoria contínua e a completa eliminação do desperdício em todas as etapas do fluxo de valor.

Assim, a Manutenção Lean exige desenvolver um plano de ação, implementar soluções, conferir os resultados, fazer os ajustes necessários, aprender e agir com foco na aprendizagem e melhoria continua (PDCA).

Outro ponto importante a destacar é que as ferramentas lean, se bem aplicadas, podem resultar em benefícios para a o setor, consequentemente, para a organização. Entretanto, a aplicação de ferramentas de forma isolada e sem objetivo específico não resultará na transformação da cultura organizacional.  Se a organização pretende realmente cultivar uma nova mentalidade e obter novos resultados, a abordagem lean deve se centrar nas pessoas e não nas ferramentas.

Desta forma, as metodologias e ferramentas lean precisam estar conectadas, contudo, antes de sair aplicando, responda:

  • Qual é a necessidade da aplicação da Manutenção Lean?

Então, após responder a pergunta, compreenda os benefícios da Manutenção lean:

SATISFAÇÃO DO CLIENTE
Fácil acesso
Velocidade no atendimento
Custo otimizado
Flexibilidade na priorização
Consistência no serviço
Garantia da segurança
Integridade do meio ambiente e moral
DESEMPENHO DA MANUTENÇÃO
Objetivos e metas
Processos enxutos e ágeis
Melhorar aplicação dos recursos
Liderança e
Equipe proativa

Maior grau de confiabilidade
Resultado

Além de tudo isso, o desenvolvimento das pessoas de manutenção está entre os benefícios decisivos para o sucesso e a continuidade das melhorias. Por esse motivo, os gestores e líderes responsáveis pela elaboração e implementação desse projeto devem estar cientes de seu compromisso em promover um ambiente no qual as pessoas são ouvidas e respeitadas.

Portanto, a aplicação da Manutenção Lean visa antecipar, planejar, corrigir e melhorar os processos e práticas da manutenção. E, para isso, deve medir sua produtividade e sustentabilidade pelo valor que agrega ao processo produtivo como um todo, através da eliminação dos desperdícios do próprio setor, em prol do aumento da disponibilidade e performance bem como a garantia da qualidade dos produtos.

Pode ter certeza que para iniciar a Jornada da Manutenção Lean é preciso mais do que boa vontade e conhecimento teórico, isso exige seriedade e comprometimento e aprendizagem organizacional contínua.

 

Dica Gênesis para o Gestor:

As etapas para o aperfeiçoamento de uma equipe multidisciplinar de manutenção abrangem:

  • Construir um propósito e, a partir disso, o objetivo e os resultados almejados;
  • Entender o contexto no qual está inserido (estratégias, processos e pessoas);
  • Potencializar a mentalidade de crescimento, cuja a máxima é “todo o problema é uma oportunidade de melhoria”.
  • Reconhecer que as competências complementares são essenciais para a análise e a solução definitiva dos problemas, consequentemente, para a garantia da disponibilidade, produtividade, qualidade e segurança.
  • Definir a sistemática de trabalho da equipe: cronograma de reuniões e entrega de resultados; metodologia de identificação, análise e solução do problema;
  • Propor as alternativas, analisa-las até chegar a um consenso;
  • Desenvolver um plano de ação, implementar a solução, conferir o resultado, aprender com o processo e realizar os ajustes necessários;
  • Determinar a continuidade e/ ou sugestão de melhorias;
  • Avaliar os resultados obtidos na aplicação dos conhecimentos à resolução de problema ou melhoria e apreciar o impacto assertivo nesse processo.

 

Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

No seu momento atual a Manutenção Lean faz sentido?

Se sim, te convido a participar da TURMA DE VERÃO do 1º CURSO ONLINE DE MANUTENÇÃO LEAN do Brasil.

Ao adquirir o curso você pode começar hoje mesmo sua formação em Manutenção Lean.

 

Conteúdo Relacionado